segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Visita a Troegs


Finalmente tive a chance de visitar uma das minha cervejarias favoritas, a Troegs, em Harrisburg PA, cerca de 2 horas e meia de carro aqui de Washington.
Essa cervejaria acabou de ganhar tres medalhas no ultimo GABF, duas de prata com a Troegenator (Dopplebock) e Hopback Amber (American Amber) e uma de ouro com a Flying Mouflan  (American Barleywine).


Ela fica em um armazem na entrada da cidade. A tour foi dada pelo dono e mestre-cervejeiro John Trogner, um dos dois "irmaos Troegs". Como toda tour ela comeca com a basica apresentacao dos ingredientes (com direito a flores secas de lupulo para cheirar/provar) e termina com o processo de fermentacao e embarrilamento. O cara manja muito de cerveja e respondeu todas as perguntas da galera.

Tem que ser macho ou "extreme hophead" pra colocar isso na boca e mastigar (e' claro que eu fiz isso!)

John Trogner, dono e mestre-cervejeiro da Troegs dando o tour

 Alguns fatos interessantes:

-A Troegs esta pronta pra mudar sua fabrica para um espaco bem maior na cidade ao lado, Hershey PA (a capital dos chocolates Hershey). A nova instalacao sera colossal e o projeto muito legal. Vai ser uma parada obrigatoria pra quem estiver visitando cervejarias na costa leste americana, eu mesmo vou ter que voltar no futuro pra conhecer a nova fabrica.
-Pasteurizacao e' uma palavra proibida dentro daquele galpao.
-Todos os rotulos da Troegs sao feitos por um artista plastico local. Eles basicamente dao o nome, o estilo e a ideia original que eles tem para a cerveja e o cara aparece com os rotulos, que diga-se de passagem sao sensacionais.
-A cervejaria inteira e' decorada com bandeiras pichadas/grafitadas por artistas com os logotipos dos rotulos da cerveja. Segundo o John, eles deixaram os lencois brancos num reduto de pichadores com os rotulos das cervejas e pediram pro pessoal fazer o trabalho.
-A Nugget Nectar, que e' a mais sensacional cerveja da Troegs, sai toda primavera e dura pouquissimo tempo nas prateleiras devido a alta procura.
-A Troegs trabalha 24 horas por dia, 7 dias por semana! Eles tem tres equipes diferentes que se revezam a cada 8 horas. Estao no limite da producao para cumprir a demanda e por isso vao expandir suas instalacoes para uma fabrica muito maior.
-O John comecou a querer mexer com barris de madeira para envelhecer cerveja. Durante o tour ja da pra ver uma parede inteira com varios barris cheios de experiencias deliciosas! Segundo ele, na nova fabrica vai ter uma sala gigantesca so dedicada a essas cervejas envelhecidas na madeira. Mal posso esperar!

Calendario da semana

Fermentacao a todo vapor

Tanque de Hopback Amber

Alguns dos barris de madeira

No final do tour voce acaba no tasting room/gift shop. A selecao de merchandising e' muito boa com varias camisetas legais. Acabei comprando so' um ima de geladeira e um copo da Nugget Nectar, alem de um six pack de cerveja!
O tasting room tem todas as opcoes das cervejas da estacao (no caso o outono) entao a sazonal da vez foi a Dead Reckoning Porter. Do lado da cervejaria, ironicamente, tem uma fabrica de pretzels (que na minha opiniao e' o melhor acompanhamento pra cerveja) que sao vendidos por apenas um dolar. Em termos de cerveja pra provar, o que eu achei mais legal e' que eles tem uma bandeja de degustacao com 8 samples de cervejas diferentes por miseros 8 dolares. Vale muito a pena! Foi o que eu comprei. Aqui vao algumas avaliacoes:



Tasting room

Lojinha

Unico visitante brasileiro!

8 cervejas sensacionais por 8 dolares

Scratch Series 35 Fresh Hop Ale



Alem de ter tomado essa cerveja on tap eu ainda comprei um six-pack dela e levei pra casa.
A Scratch Series e' uma serie de cervejas experimentais feitas em pequena escala e que so' podem ser encontradas na propria cervejaria.
Essa e' uma american IPA feita com lupulos frescos (Fresh Hop Ale).
Coloracao marrom-clara / dourada-escura, quase totalmente turva. A espuma e' branca e cremosa com boa retencao no copo. Da pra perceber ainda algum resto de sedimento flutuando no copo.
O aroma e' muito agradavel, bem frutado e fresco. O que eu mais percebo sao uvas verdes, tangerina e grapefruit. Conforme a cerveja aumenta sua temperatura tambem consigo detectar um aroma meio azedo e spicy.
O gosto e'  tambem bem lupulado com muitas notas citricas e frutadas, principalmente laranja e tangerina. Existe porem um amargor persistente (mas nao avassalador) durante todo o gole, do inicio ao fim, inclusive no aftertaste. Os maltes doces estao ali mas muito bem escondidos.
Corpo moderado com carbonatacao media a alta. Mouthfeel cremoso e drinkability mediano para o estilo. O alcool nao e' detectavel.
No geral uma boa e fresca cerveja cheia de lupulos deliciosos. Eu estava esperando um pouco menos de amargor no entanto. Ela me lembrou um pouco da Sierra Nevada Torpedo IPA que tambem usa lupulos Citra no dry-hopping.
Nao sei porque mas eu sempre pensei que as cervejas feitas com esse novo lupulo Citra desenvolvido ha 2 anos fossem muito menos amargas e muito mais aromaticas. Mas estou aprendendo que apesar do gosto extremamente citrico e frutado esse lupulo e' bem amargo tambem.
Teor Alcoolico: 7.3%

Notas:

Aparencia: 8/10
Aroma: 8/10
Sabor: 8/10
Sensacao: 8/10
Conjunto: 8/10

Total: 8.0


Dead Reckoning Porter




A Dead Reckoning e' uma porter sazonal de outono, ganhadora de medalhas de prata e bronze nos GABFs de 2009 e 2008 (respectivamente) na categoria American Porter.
Aparencia marrom escura, quase negra, com espuma beige densa de boa persistencia e retencao moderada.
Aroma resinoso e citrico de lupulos logo de cara, algo estranho para uma porter. Caramelo e choolate tambem presentes.
Sabor inicial novamente citrico (grapefruit) com malte torrado, chocolate e caramelo em seguida. Notas mais amargas aparecem no final. Os lupulos sao um pouco mais tenues do que no aroma.
Corpo mediano a baixo e um pouco grudento. A carbonatacao e' moderada e bem adequada ao estilo.
Final relativamente seco para uma cerveja escura.
No geral uma porter com bastante lupulo, com corpo mais baixo que a maioria e de bom drinkability. Mas se me falassem que era uma Black IPA eu acreditaria.
Teor Alcoolico: 5.4%
IBUs: 53






Notas:

Aparencia: 7.0/10
Aroma: 8.0/10
Sabor: 7.5/10
Sensacao: 7.0/10
Conjunto: 7.0/10

Total: 7.3

Troegnator Dopplebock




Essa Dopplebock e' considerada uma das melhores representantes americanas do estilo, tendo levado o ouro nos GABFs de 2009 e 2007 e a prata em 2010 e 2006, alem do ouro na World Beer Cup em 2010.
Essa poderosa lager tem coloracao marrom clara (mel) com tons avermelhados. Cristalina e bonita. A espuma e' marrom clara e some rapidamente. Retencao boa no copo.
Aroma forte de malte caramelo, melaco, torrada e nozes. Discretas notas frutadas no final.
O sabor segue o aroma porem e' um pouco mais intenso. Bastante malte (como qualquer Bock que se preze) caramelo, torrado e munique, assim como toffee e mel. Final persistente, maltado e doce.
Corpo mediano apesar do teor alcoolico. A carbonatacao e' de media para alta. Alcool levemente perceptivel no final.
Essa dopplebock e' bem tipica do estilo (talvez por isso ganhe varias medalhas em competicoes) mas um pouco doce demais (so 25 IBUs) e enjoativa para o meu paladar. 
Teor Alcoolico: 8.2%
IBU: 25




Notas:

Aparencia: 7/10
Aroma: 7/10
Sabor: 7/10
Sensacao: 7/10
Conjunto: 8/10

Total: 7.2 

Java Head Stout




Essa e' uma oatmeal stout feita com cafe torrado nos arredores da cervejaria. Tanto os lupulos quanto os graos de cafe sao colocados no hopback por onde o mosto quente passa antes de chegar no fermentador
O rotulo e' bem legal (assim como a maioria dos outros da Troegs) e se olhado de perto, mostra dois bules, uma cumbuca de graos de cafe e varios copos de cerveja, mas se olhado de longe forma o desenho de uma caveira.
A coloracao e' negra com tons marrons quando olhada contra a luz. Colarinho marrom-claro que desce apos um minuto com retencao mediana no copo.
Aroma classico das Stouts, com chocolate, malte torrado e cafe. Nao e' tao intenso.
Sabor inicial de malte escuro com grande presenca do cafe. Algumas notas de chocolate e frutas escuras. O final e' cremoso, com algum amargor e um pouco de adstringencia (do proprio cafe). Aftertaste maltado com algumas notas amargas.
O corpo e' medio e a carbonatacao media a alta. O drinkability e' o normal de uma stout bem feita, escondendo bem o teor alcoolico.
Uma bela oatmeal coffee stout, nada absurdamente impressionante mas ainda assim uma otima cerveja.
Teor Alcoolico: 7.5%
IBU: 60




Notas:

Aparencia: 7/10
Aroma: 7/10
Sabor: 8/10
Sensacao: 8/10
Conjunto: 7/10

Total: 7.4

Hopback Amber Ale 

Aqui vai o link da minha avaliacao dessa cerveja: http://cervejasamericanas.blogspot.com/2010/05/troegs-brewing-company.html

Troegs Pale Ale 



A American Pale Ale da Troegs tem aparencia amarelo escura, levemente turva. Espuma branca e cremosa com boa persistencia e retencao.
Aroma limpo de pinha e limao/laranja com notas de pao/malte em segundo plano. Poderia ser mais intenso.
Sabor comeca com maltes doces, pao e biscoito. Notas bem mais discretas de lupulo citrico e floral. O malte se faz presente novamente no final, que e' moderadamente amargo e seco.
Corpo mediano com alta carbonatacao.
Pale ale gostosa e facil de beber. Na minha opiniao poderia ser um pouco mais lupulada.
Teor Alcoolico: 5.4%
IBUs: 45




Notas:

Aparencia: 7/10
Aroma: 6.5/10
Sabor: 6.5/10
Sensacao: 7.5/10
Conjunto: 6.5/10

Total: 6.8



Dreamweaver Wheat







2 comentários:

  1. Parabéns pela postagem, o que a gente sente daqui é que viajar pelos EUA hoje em dia, é certamente a maior aula de cerveja que se pode ter no planeta. Seu blog está maravilhoso!
    Abração, Tarcísio da Acervinha.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Tarcisio! Andei visitando varias outras cervejarias e indo a diversos eventos, provando e aprovando muitas cervejas interessantes que eu ainda vou postar aqui. Da trabalho esse negocio de blog hehe.

    ResponderExcluir