sexta-feira, 7 de maio de 2010

Yuengling Traditional Lager


A cervejaria Yuengling ja nao e' considerada mais uma microcervejaria e muito menos artesanal. E' a 5 maior cervejaria dos EUA e a mais antiga delas (180 anos!).
Fica em Pottsville PA e e' justamente a mais antiga porque foi uma das poucas que conseguiu sobreviver a Lei Seca americana (a famigerada decima oitava emenda na constituicao) no comeco do seculo passado (1919). Conseguiu este feito justamente porque passou a produzir a chamada "near beer", que nada mais era que um analogo dessas cervejas sem alcool de hoje em dia. Basicamente se fazia a cerveja do modo tradicional e se evaporava o alcool posteriormente.
Com a lei seca em vigor, a Yuengling conseguiu desenvolver algumas receitas comercialmente viaveis desse suco de cevada. Existem relatos que foram feitas ate versoes para criancas com o nome de bebidas de cereais. Com o passar do tempo as vendas foram se consolidando porque uma nova geracao de consumidores que nunca tomaram cerveja de verdade foi se formando e se acostumando com a "near beer" e tambem por ser a unica fabrica da regiao a produzir produtos do genero. Foi assim entao que a Yuengling se manteve viva e ficou no mercado ate o fim da lei em 1933.
Se alguem quiser ler mais sobre essa interessante historia, aqui vai o link de um livro sobre a Yuengling, com muitos outros contos como este (http://books.google.com/books?id=KfZ3k6iz3NQC&printsec=frontcover&dq=yuengling&cd=1#v=onepage&q&f=false).

A cerveja-modelo, carro-chefe da Yuengling e' sem duvida a Traditional Lager (no caso uma Amber Lager). Ela pode ser encontrada em praticamente qualquer bar na costa leste dos EUA e tem um preco bastante acessivel. Nos Happy Hours e' comum acha-la por US$ 3.00 o pint, so' perdendo no preco para as Budweisers, Millers e Coors. Ela tem ate um grande grupo de admiradores, principalmente estudantes universitarios em todo os EUA, que realmente so' tomam essa cerveja e a apelidaram carinhosamente de Y-bomb. Em outros lugares tambem na costa leste, se vc pedir uma Lager, fica subentendido que quer uma Yuengling lager.



Garrafa de 330 ml. Essa e' uma das poucas cervejas dos EUA que ainda vem engarrafadas em vidro verde (tipo o da Heineken).
Aparencia cristalina marrom-avermelhada, com espuma branca que se desfaz rapidamente. Carbonatacao moderada-intensa. Varias pequenas bolhas subindo pelas laterais do copo.
Aroma fraco e nao muito interessante: defintivamente um pouco de malte, minimo aroma de lupulo e um pouco daquele cheiro meio metalico comum nas cervejas feitas em grande escala.
Sabor dominado pelo malte em detrimento do lupulo. No comeco parece bastante aguada, transicionando para um pouco de malte adocicado e final minimamente amargo.
Corpo light e drinkability alto. Em geral ela e' um pouco mais maltada que as lagers comerciais Brasileiras e Americanas, com um pouco mais de personalidade mas definitivamente nao tem o charme/complexidade das artesenais. Uma otima opcao para beber a noite inteira sem gastar muito.
Teor Alcoolico: 4.4%
Preco: US$ 1.50 na loja/supermercado.


Notas:


Aparencia: 7/10
Aroma: 4.5/10
Sabor: 5/10
Sensacao: 5/10
Conjunto: 4.5/10


Total: 5.2

Estou planejando ainda este ano uma visita a fabrica da Yuengling, visto que meu primo mora em uma cidade vizinha. Postarei aqui quando issi se concretizar.

Um comentário: