terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Jolly Pumpkin - Noel de la Calabaza



A Noel de la Calabaza e' a versao Natalina das sour ales da Jolly Pumpkin, de Dexter - Michigan. Como a maioria de seus rotulos, ela e' envelhecida em barris de madeira e refermentada na propria garrafa.

Coloracao marrom escura com tons avermelhados. Bem turva. A espuma e' bege e cremosa com persistencia e retencao moderadas.

O aroma e' bem tipico dos bichos da Jolly Pumpkin, com notas azedas, frutadas/citricas, funky e spicy do fermento.

O sabor inicial e' maltado mas logo e' transbordado por intensas notas furtadas e citricas, principalmente ameixas, cerejas e uvas verdes (azedas) . Final muito funky de Brettanomyces.

Apesar do teor alcoolico elevado o corpo e' medio/baixo com carbonatacao media/alta, final seco e aftertaste temperado/levemente amargo, uma combinacao dos subprodutos da fermentacao selvagem com os lupulos usados.

No geral outra bela cria da JP, mas como eu sempre digo, todas elas sao muito parecidas devido ao intenso sabor azedo/funky dos microorganismos usados (que eu suponho que sejam os mesmos em todas as suas cervejas). Talvez tomando mais de uma lado a lado eu consiga diferencia-las melhor. Ainda assim todas sao excelentes. Sou fa dessa cervejaria.

Teor Alcoolico: 9.0%
Preco: US$ 8.99 a garrafa de 750 ml.


Notas:


Aparencia: 8/10
Aroma: 8/10
Sabor: 8.5/10
Sensacao: 8/10
Conjunto: 8/10


Total: 8.1

3 comentários:

  1. Show....Jolly Pumpkin é difícil de ser ruim mesmo..

    ResponderExcluir
  2. Paulo,

    Estou neste exato momento na metade da garrafa da minha Jolly Pumpkin Noel de Calabaza. Minha impressão está bem próxima da tua. Fiquei intrigado com a classificação no Beeradvocate. Ela não tem nada de Belgian Dark Strong Ale. Na realidade é uma sour ale, bem próxima das Flandres Red/Brown Ale belgas, como a Rodenbach. Realmente baixíssimo corpo e na realidade até que é refrescante, o que é bem típico de uma Flandres Red/Brown Ale e não de uma Belgian Dark Strong Ale. O próprio Michael Jackson classificou a Rodenbach como a cerveja mais refrescante (thisty quenching) do mundo.
    Gostei, mas não fiquei realmente impresionado, pois esperava mais de uma cervejaria tão comentada entre as americanas. Acho que o diferencial deles realmente é a fermentação puramente em barris de madeira, dando um caráter diferente às cervejas. Quero provar as outras agora para saber qual o real efeito dessa escolha na qualidade das cervejas. Essa escolha realmente melhora as cervejas deles?

    ResponderExcluir
  3. Todas as JP que eu tomei sao extremamente parecidas, nao importando muito os ingredientes extra. O fermento selvagem e' muito forte e perceptivel. Me fala no futuro quando tomar alguma outra se vc concorda comigo.

    ResponderExcluir