quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Sierra Nevada - Bigfoot Ale 2010

A Bigfoot e' a Barleywine do portfolio da Sierra Nevada. Sazonal, e' lancada no inverno todos os anos.
Provavelmente a mais antiga das barleywines americanas, ela vem sendo produzida desde a decada de 80. Essa garrafa eu tinha comprado ja faz algum tempo e e' a versao de 2010, tendo sido produzida ha cerca de 1 ano.



So' de abrir a cerveja ja da pra perceber no ar um pouco do aroma de malte e lupulos citricos e pineys, impressionante.

A coloracao e' marrom escura e avermelhada, bastante turva, com um abundante colarinho marrom-claro que persiste por uns 5 minutos baixando entao para cerca de 1 dedo que persiste ate' o final do consumo. A retencao nas laterais da minha taca e' fenomenal deixando a famosa "teia de aranha" que eu tanto espero de uma boa cerveja.

O aroma e' muito bom e forte e mistura bem caracteristicas de malte (malte escuro, torrado, caramelo e chocolate) com as de lupulos americanos (frutados, citricos, piney). Alcool pouco perceptivel.

Ao bebe-la as caracteristicas de malte vem logo a tona. Eu estava esperando muito mais lupulo na boca (por causa do aroma) mas realmente o malte sobressaiu bem mais. Comeca um pouco doce com caramelo e malte torrado, e logo transiciona para sabores mais complexos como toffee, chocolate, madeira e cafe'. No meio do gole existe uma verdadeira avalanche de amargor dos lupulos que persiste ate' o aftertaste. Diferentemente do aroma, as caracteristicas mais citricas e frutadas sao dizimadas pelo malte. Ainda da pra percebe-las ali em segundo plano mas o amargor e' sem duvida o principal contribuente dos lupulos no sabor.

O corpo e' pesado, como uma boa Barleywine deve ser. Carbonatacao alta e mouthfeel redondo, mas nada demais. O teor alcoolico e' muito bem escondido e eu so' consigo detecta-lo devido a sensacao de calor no corpo apos cada gole.

Gostei muito dessa cerveja. O aroma e' mais lupulado e o sabor bem maltado. Equilibrada, ela desce devagar (devido ao corpo pesado e alto teor alcoolico) mas desce muito bem. Ideal para tomar em uma noite fria ou apos o jantar, com uma sobremesa.

Nao gosto quando as american barleywines sao tao extremamente lupuladas que parecem uma double IPA. Essa aqui e' definitivamente uma Barleywine de respeito. Vamos ver se eu encontro a versao de 2011 para comparar.

Teor Alcoolico: 9.5%
IBUs: 90
Preco: US$ 3.00 na loja (bagatela).

Notas:


Aparencia: 8/10
Aroma: 9/10
Sabor: 9/10
Sensacao: 8/10
Conjunto/Estilo: 9/10


Total: 8.6

2 comentários:

  1. Poxa, deve ser uma delícia!! Pessoal da Bodebrown de curitiba são bem envolvidos com o pessoal da Sierra Nevada, até um boné daí eu ganhei :))
    Parabéns pelo blog, sempre leio ;)

    ResponderExcluir
  2. Fala Fabricio,

    Sierra Nevada ja e' uma gigante mas nunca perde a qualidade. Acho que exageram um pouco no amargor de vez em quando mas ainda assim nao tem como falar mal de nenhuma de suas cervejas. Pena que ta la do outro lado do pais e eu nao posso visitar hehe.

    ResponderExcluir