sábado, 5 de fevereiro de 2011

Ballast Point - Sculpin IPA (a melhor IPA americana?)


Finalmente achei a Sculpin!
A Ballast Point Brewing & Spirits (http://www.ballastpoint.com/), la de San Diego California, tem suas cervejas batizadas com nomes de peixes e comecou recentemente a ser distribuida aqui em DC. Mesmo com o preco salgado de 7 dolares a garrafa de 355 ml, quando vi nao pude deixar de comprar essa cerveja.
A famigerada IPA e' simplesmente rankeada pelo Beeradvocate como a melhor IPA norte americana (obviamente ela nao entra na mesma categoria das double IPAs).


Vencedora da World Beer Cup 2010 na categoria International Pale Ale, tem esse nome devido ao peixe Sculpin (http://en.wikipedia.org/wiki/Sculpin) que possui ferroes venenosos causadores de dor extrema, mas que por outro lado tem sua carne considerada como uma iguaria....mais ou menos como essa cerveja.


Coloracao laranja escura e avermelhada, translucida, com colarinho absurdamente branco e cremoso de boa persistencia e retencao no copo. Carbonatacao alta com muitas pequenas bolhas vindo a superficie.

Aroma sensacional! Muito frutado com grapefruit, tangerina, pessego, manga, damasco, etc. Tambem um pouco de piney. Escolha perfeita de lupulos. Nota 10!

O sabor comeca com muito grapefruit e amargor moderado logo de cara. Entao progride para notas mais frutadas doces como pessego, manga, damasco e abacaxi. Finaliza com piney e tambem um pouco gramado. O malte nao consegue aparecer no mar de lupulos. O amargor e' de moderado a light mas sempre presente durante todo o gole, acompanhando muito bem a extrema citricidade dessa cerveja.

O corpo e' mediano e a carbonatacao bem alta. Mouthfeel redondinho e muito equilibrado. Gosto de como o amargor ficou bem inserido, mesmo sem muita presenca de malte. O doce do lupulo frutado contrabalanceia seu proprio amargor, se e' que isso e' possivel.

No geral uma bela IPA, extremamente citrica (bomba de grapefruit) e sem duvida entre as top 5 que eu ja tomei. Mas acho dificil considera-la a melhor de todas. Apos um certo nivel de qualidade, vai muito de gosto pessoal e eu particularmente prefiro as IPAs do meio dos EUA (Bells, Founders), com um pouco mais de malte e dulcor.

Teor Alcoolico: 7.0%
IBUs: 70
Preco: US$ 7.00 a garrafa de 355 ml.


Notas:


Aparencia: 9/10
Aroma: 10/10
Sabor: 8/10
Sensacao: 9/10
Conjunto: 8.5/10


Total: 8.9

Um comentário: