domingo, 27 de fevereiro de 2011

Southern Tier - Choklat Imperial Stout



Mais uma da sensacional "Serie BlackWater" de 5 Stouts da Southern Tier (Alem da Creme Brulee, Mokah, Oat e Jahva) a Choklat e' feita em homenagem as escritas Maias que veneravam o chocolate (bebida dos deuses) e e' feita com maltes 2-row,  caramelo e chocolate, alem de cevada em flocos, chocolate belga e lupulos Chinook e Willamette.



Aparencia totalmente negra e opaca no copo mas ainda translucida durante o "pour" (passagem da garrafa para o copo). Forma colarinho marrom de um dedo que persiste por uns 3 minutos. A retencao nas laterais e' mediana.

Aroma e' um pouco menos intenso do que eu esperaria de uma imperial stout, mas e' muito diferente com predominio absurdo de chocolate ao leite, nibs de cacau e um pouco de baunilha/creme. Sem brincadeira, parece que estou cheirando uma lata de Nescau. Discretas notas volateis de alcool no final.

O sabor comeca com bastante malte escuro/torrado, notas de mingau e muito chocolate ao leite (meio doce ao inves de amargo). Nao percebo muitas notas de cafe. O final e' levemente amargo com aftertaste achocolatado e lactico.

O mouthfeel e' sensacional, muito cremoso e aveludado (parece milk-shake) com corpo medio a pesado e carbonatacao media a alta. Alcool extremamente e perigosamente bem escondido.

Essa cerveja e' mais doce e cremosa que a maioria. Apesar de nao ser tao complexa e definitivamente nao possuir as esperadas notas de cafe espresso, baunilha e madeira presentes na maioria das imperial stouts americanas de alto estirpe, ela compensa com um mouthfeel espetacular e drinkability extremamente alto.


Teor Alcoolico: 11%
Preco: US$ 9.00 a garrafa de 600 ml.



Notas:

Aparencia: 8/10
Aroma: 9/10
Sabor: 8/10
Sensacao: 10/10
Conjunto/Estilo: 9/10

Total: 8.8

Nenhum comentário:

Postar um comentário