terça-feira, 16 de outubro de 2012

Allagash Victor



Essa é uma daquelas cervejarias americanas que têm um algo a mais. Sempre que encontro cervejas da Allagash eu tento comprar ou beber on tap.

Muitas ja passaram aqui pelo blog como a melhor Witbier do mundo (White) e a sensacional Curieux,  além da Dubbel, da Confluence e da Black.

O legal da Allagash é a experimentação com estilos e leveduras selvagens. São, salvo engano, a única cervejaria fora da Europa que produz cervejas com fermentação expontânea no mais classico estilo da Cantillon. São as cervejas da série Coolship (nome dado a "piscina" onde a cerveja fermenta)  que são muito dificeis de se conseguir mesmo dentro dos EUA.

A cerveja deste post, a Victor, faz parte da Tribute Series, uma serie especial onde de cada cerveja vendida, a Allagash doa 1 dolar para uma determinada instituição de caridade. No caso da Victor, a instituição é o St. Lawrence Arts Center, uma igreja com arquitetura Romanesca de 1897 que fica na mesma cidade da cervejaria - Portland, Maine. Hoje é usada como teatro e casa de shows e exposições.


A Victor surgiu com inspiração e continuação  de outra cerveja da mesma serie, a Victoria.

A Victoria é uma "fusão" de cerveja e vinho, tendo uvas Chardonnay (brancas) adicionadas ao malte na brassagem e fermentadas por leveduras belgas.

Ja a Victor segue a mesma linha, mas tem uvas cabernet franc (vermelhas) também adicionadas na brassagem ao malte pilsen. É lupulada com Fuggles e Hallertau e fermentada por uma cepa de levedura de vinho.

Rotulo simples e clássico, lembrando um vinho




Aparência translucida com coloração amarelo-escura / alaranjada. Forma cremoso colarinho quase branco que apresenta persistência e retenção acima da media.

Versão 2011.

Aroma bem esterificado e "belga" com perfil de frutas (pera, uva, maçã) e especiarias. Não consegui perceber muito bem as uvas. Aromas de malte/grão em segundo plano.

Sabor se inicia com malte adocicado / pão e persiste com notas frutadas de fermento, principalmente maçã, pera e pêssego, lembrando uma cidra em alguns momentos. Leves e sutis toques de uvas são também perceptíveis. Finaliza levemente amarga com algumas notas vinhosas.

Seu corpo é mediano com carbonatação media a baixa. Mouthfeel excelente com textura aveludada que desce cremosamente pela garganta. O Alcool está muito bem inserido trazendo agradável sensação de calor após cada gole.

No geral uma cerveja bem feita, sem nenhuma falha. Mas considerando que se trata da Allagash e olhando o processo e os ingredientes, posso dizer que esperava bem mais. Não deixa de ser uma boa cerveja de se beber, mas nada diferente do usual.

Teor Alcoolico: 9.0%
Preço: 15 dolares a garrafa de 750 ml.



Notas:

Aparência: 7/10
Aroma: 7/10
Sabor: 7/10
Sensação: 8/10
Conjunto: 7/10

Total: 7.2

Nenhum comentário:

Postar um comentário