quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Goose Island Brewpub - Wrigleyville


A Goose Island e' a cervejaria artesanal mais antiga de Chicago e uma das pioneiras do renascimento cervejeiro que vem ocorrendo no pais.
Infelizmente durante a minha estadia na Windy City, nao pude visitar a Goose Island, mas compareci ao seu mais novo brewpub no bairro de Wrigleyville (ja que o original fica na rua N. Clybourn), aos pes de um dos mais famosos templos do Baseball - o Wrigley Stadium - dos Cubs.
http://www.gooseisland.com/pages/wrigleyville_brewpub/66.php


E' um espacoso bar no estilo pub com mesas de madeira, comidas de bar e muitas telas de plasma para assistir ao proprio baseball (parada obrigatoria pra quem ficou de fora do estadio) ou outros esportes. No dia que eu fui estava passando um jogaco da NFL entre os Bears de Chicago e os Eagles da Philadelphia.

As opcoes de cerveja eram muitas, praticamente todos os rotulos da GI, exceto alguns sazonais. Mas duas cervejas especiais me chamaram a atencao logo de cara, principalmente pelo fato de serem quase impossiveis de serem achadas fora de Chicago, e mesmo fora do Brewpub: A Dominique e a Bourbon County Vanilla.

Dominique


Uma das mais novas sazonais da GI, ela e' uma American Wild Ale de 8.5% feita com fermento belga e envelhecida em barris de Bourbon Heaven Hills de 10-16 anos com adicao de Lactobacillus e Brettanomyces no barril. Nao tinha como nao pedir.

Coloracao de cobre, marrom-avermelhada, bem cristalina. Colarinho escasso e esbranquicado que perdura por pouco tempo deixando apenas um veu na superficie do liquido. Baixa retencao nas laterais da taca.

Aroma suave e redondo com notas azedas, frutadas e funky/estabulo.

Sabor inicial de malte caramelo que logo muda para notas azedas suaves, funky/estabulo e final bem citrico e frutado, com predominio de maca-verde. Hints de madira e baunilha sao bem suaves e ficam em segundo plano. Aftertaste apimentado e discretamente amargo.

Corpo e' medio com bastante carbonatacao de bolhas pequenas, estilo champagne. O azedo e' extremamente bem inserido e nao chega a dominar muito a cerveja. Alto drinkability.

Sou suspeito porque adoro essas American Wild Ales e essa ai nao foi excessao. Excelente cerveja da Goose Island, esperemos que ela entre na rotacao e seja engarrafada daqui pra frente.

Teor Alcoolico: 8.5%
Preco: US$ 6.00 a taca, no bar.

Notas:


Aparencia: 8/10
Aroma: 8/10
Sabor: 8/10
Sensacao: 9/10
Conjunto: 8/10


Total: 8.2


Bourbon County Vanilla


Essa e' uma cerveja cult e rarissima, feita pela primeira vez em 2009 para um festival de cervejas envelhecias na madeira.  Ela nada mais e' do que uma variacao da ja excelente Bourbon County Brand Stout (http://cervejasamericanas.blogspot.com/2010/12/goose-island-bourbon-county-brand-stout.html). Nessa versao feita em 2010 (agora nao esta' mais em producao), foram adicionadas sementes de baunilha no barril de bourbon.

Alem da versao Vanilla ainda existe a Bourbon County Coffee (com graos de cafe' no barril e que ainda esta sendo produzida) e a Rare Bourbon County, envelhecida por 2 anos em barris de Bourbon de 23 anos! Essa ultima foi engarrafada apenas uma vez em 2010 e nunca mais sera' produzida. O pior de tudo e' que eu vi ela pra vender mas nao tive a coragem de pagar exorbitantes 45 dolares por uma garrafa.

Mas voltemos a Vanilla:

Coloracao bem escura e opaca, com fina espuma marrom-clara que dura por algum tempo, sem deixar muita retencao no copo.

Aroma forte e intenso de baunilha, bourbon/carvalho, chocolate, frutas escuras e hints de alcool. Se pudesse eu faria um perfume disso.

Uma bomba de baunilha logo de cara, transicionando entao para notas de bourbon e madeira. Tambem noto chocolate amargo, tabaco, melaco e frutas escuras. Otima e complexa. O aftertaste persiste por bastante tempo com as mesma notas de baunilha e bourbon.

Corpo bem pesado com carbonatacao media a alta. Drinkability baixo, mas bem alto dentro do estilo.

No geral uma excelente cerveja, uma das melhores que ja bebi. Alias, devo dizer aqui que a Goose Island esta' entre as tops do mundo no quesito "Barrel Aging", realmente impressionante. Apesar do alto teor alcoolico e do corpo pesadissimo, ela e' absurdamente equilibrada, um pouco mais ate' que a sua irma BCBS, que na minha opiniao e' um pouco alcoolica demais. A baunilha e' realmente mais perceptivel e confere um carater mais adocicado a cerveja.

Teor Alcoolico: 13.0%
Preco: US$ 20.00 a garrafa de 600 ml, no bar.


Notas:



Aparencia: 9/10
Aroma: 10/10
Sabor: 9/10
Sensacao: 10/10
Conjunto: 9/10

Total: 9.4


Nenhum comentário:

Postar um comentário