sexta-feira, 11 de março de 2011

Batalha de gigantes: Bells Hopslam vs Founders Double Trouble Vs Troegs Nugget Nectar



Antes de comecar, quero dizer que, das que eu pude provar, essas sao tres das cinco melhores "cervejas de lupulo" dos EUA...e provavelmente do mundo (a Pliny the Elder e a Three Floyds Dreadnaught completam o circulo). Dizem que a Pliny the Younger e' ainda melhor mas ela e' absurdamente rara e eu acho que nunca a vou encontrar. Com voces: Hopslam, Double Trouble e Nugget Nectar.




Bom.....baseado em varias dicussoes no beeradvocate.com e ratebeer.com, bem como em outros blogs americanos, eu resolvi provar essas tres maravilhosas cervejas lado a lado. Todas as tres foram compradas no final de 2010 e comeco de 2011 e foram servidas ao mesmo tempo, no mesmo tipo de copo e na mesma temperatura.

Tanto a Bells Hopslam (10% de alcool) e a Founders Double Trouble (9.4% de alcool) sao classificadas como Double IPAs e a Troegs Nugget Nectar, que esteve no blog ano passado (http://cervejasamericanas.blogspot.com/2010/05/troegs-nugget-nectar.html) e' uma American Amber Ale com 7.5% de alcool. As tres chegam as lojas mais ou menos ao mesmo tempo (agora em janeiro/fevereiro) e as comparacoes sao inevitaveis. Abaixo as minhas impressoes:

Aparencia:

Hopslam: Coloracao amarelo-escura/avermelhada, cristalina, com colarinho branco de 1 dedo  bem cremoso que persiste por muito tempo, com retencao do estilo "teia-de-aranha" nas laterais.
Nota: 9.5/10


Double Trouble: Coloracao amarelo brilhante, moderadamente translucida (dava pra ser mais cristalina), formando uma espuma branca que persiste por muito tempo deixando otima retencao nas laterais do copo.
Nota: 9/10

Nugget Nectar: Coloracao de cobre, marrom escura avermelhada. A mais escura das tres. Totalmente cristalina e brilhante. Forma um colarinho branco e cremoso que persiste por bastante tempo com retencao fenomenal nas laterais do copo. Digo e repito: essa e' a cerveja mais bonita que eu ja encontrei. E' ver para crer.
Nota: 10/10

Aroma:

Hopslam: Sensacional! Muitas notas frutadas e citricas com grapefruit, laranja, pessego, manga e damasco. Parece estranho mas e' realmente complexo. Alem das frutas pode-se sentir um dulcor (candy) do mel usado na cerveja. O alcool e' bem discreto mas perceptivel.
Nota: 9/10

Double Trouble: Novamente frutas citricas e adocicadas: grapefruit, laranja, manga e damasco alem de muito mais pinhal. Nao e' tao forte como a Hopslam mas ainda assim e' memoravel.
Nota: 8/10

Nugget Nectar: Frutas citricas com grapefruit, tangerina, manga e maracuja.  Muito pinhal tambem. O malte caramelo aparece um pouco mais do que nas outras duas.
Nota: 9/10

Sabor:


Hopslam: Novamente maravilhoso e refrescante. Comeca absurdamente citrico e frutado com os sabores descritos acima. Logo aparece um discreto amargor dos lupulos que e' logo sobrepujado pelo dulcor do mel assim como mais doce/frutado dos lupulos. O mel realmente faz a diferenca aqui. Simplesmente perfeita.
Nota: 10/10

Double Trouble: Bem frutado e citrico com grapefruit, laranja e manga. Alem das frutas a cerveja possui um amargor consideravel durante todo o gole (muito mais que nas outras duas) e que persiste bem ate' o aftertaste. O dulcor do malte fica em segundo plano e se encaixa perfeitamente com o amargor dos lupulos. 
Nota: 9/10

Nugget Nectar: O sabor comeca bem mais maltado com caramelo e pao. Logo os lupulos assumem o comando deixando a cerveja extremamente citrica e frutada. Novamente muito grapefruit e abacaxi. O amargor aparece em seguida e anda lado-a-lado com o dulcor do malte caramelo ate' o final do gole. Excelente.
Nota: 9/10

Sensacao: 

Hopslam: O mouthfeel e' aburdamente aveludado e suave, com corpo mediano a alto e carbonatacao media a baixa. Drinkability altissimo para uma IPA de 10% de alcool.
Nota: 9/10

Double Trouble: O corpo e' mediano a alto com carbonatacao mediana e perfeita, bem similar a Hopslam. O alcool e' pouco perceptivel e o mouthfeel e' bem suave.
Nota: 9/10

Nugget Nectar: Mouthfeel muito cremoso e suave. Carbonatacao media a alta e novamente perfeita. Final oleoso e refrescante. Corpo mediano e um pouco mais suave que as outras duas. O alcool continua indetectavel.
Nota: 9/10

Conjunto/Drinkability:

Hopslam: Talvez por ser um pouco mais doce que as suas concorrentes ela perde discretamente no drinkability. Fora isso, a Hopslam e' uma das melhores IPAs que eu ja bebi, muito possivelmente uma das melhores cervejas que eu ja bebi. O mel funciona em ressonancia com o perfil de lupulos para criar uma obra-prima. Todo o hype e' verdadeiro, e' uma das melhores cervejas do mundo.
Nota: 9/10

Double Trouble: Em comparacao com as outras duas essa e' a mais amarga e lupulada. Mas como estamos falando de Double IPAs isso nao e' um ponto negativo. Achei-a mais facil de beber que a Hopslam. A Founders deu uma aula de balanco entre malte e lupulo. Pra quem gosta das mais amargas, essa e' a campea.
Nota: 10/10

Nugget Nectar: Essa e' sem duvida uma das minhas cervejas favoritas! Nao consigo achar nenhum defeito nela. Balanco perfeito entre sabor, corpo e drinkability.
Nota: 10/10

Total:

Hopslam: 9.3

Double Trouble: 9.0

Nugget Nectar: 9.4

Por favor considerem que essas notas sao apenas a minha experiencia pessoal com essas tres maravilhas. Espero que esse post fique como um  guia para os leitores do blog que estiverem em passagem pelos EUA. Essas tres cervejas sao imperdiveis e totalmente recomendadas por mim.




Em tempo...o videoblog de cervejas Beer geek nation fez a mesma degustacao que eu. Vejam as opinioes deles tambem nesse video:

2 comentários:

  1. Excelente post!
    Paulo, primeiramente parabéns pelo blog do qual sou leitor habitual! Vc está sempre matando a gente de inveja aqui no Brasil com essas maravilhosas cervejas americanas.
    Sou fã dessa escola cervejeira e seus posts são uma excelente referência pra quem se interessa pelo nobre líquido.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Valeu Bruno, continua lendo que eu to com um monte de posts interessantes ainda por vir hehe.

    ResponderExcluir