segunda-feira, 29 de março de 2010

Mikkeller Single Hop IPA - A melhor experiencia lupulistica da minha vida!

Esse post e' em homenagem ao Conselho de Segunda do Emporio Biergarten em Ribeirao Preto (http://www.emporiobiergarten.com.br/).



Foi numa segunda feira, dia internacional de degustar cervejas especiais, que eu fui no mais novo bar dedicado as cervejas aqui em Washington. Ele se chama Churchkey e eu escreverei mais sobre ele num post futuro.
La estava acontecendo um evento pelo qual eu estava esperando ha muito tempo. Degustar diferentes lupulos. O esquema era o seguinte:
A cervejaria dinamarquesa Mikkeller (http://www.mikkeller.dk/index.php?id=3&land=1) fez 10 IPAs (com 6.9% de alcool cada) usando o mesmo tipo de malte e fermento e com o mesmo teor de IBUs. A unica mudanca era o lupulo usado (apenas um tipo por cerveja). A ideia entao era o de perceber a diferenca entre os varios lupulos, o unico ponto de diferenca entre as IPAs. Cada copo de degustacao com cerca de 150-200 ml custava 4 dolares.



Aqui vai o meu ranking em ordem decrescente:

10 - East Kent Golding

Gra-Bretanha, 4.5 - 7.0 % alfa-acido, comeca bem light com um sabor apimentado e finaliza com um gosto bastante terroso, bastante diferente dos outros mas nao muito a minha praia.


9 - Warrior

Gra-Bretanha, 15-17 % alfa-acido, o mais potente em teor de AA junto com o Columbus, tem aroma bem fraco e final bastante amargo e agressivo, com aftertaste pesado.


8 - Chinook

EUA, 12-14 % alfa-acido, bastante floral e citrico, final seco e padrao com aftertaste pouco intenso. Gosto classico, bastante parecido com o da maioria das IPAs.


7 - Amarillo

EUA, 8-11 % alfa-acido, citrico, final moderadamente amargo, quase sem aftertaste, corpo mediano. Parecido porem um pouco mais potente que o Cascade.


6 - Columbus (ou Tomahawk)

EUA, 13-16 % alfa-acido, junto com o Warrior tem o maior teor de AA. Dos 10 e' o que tem o sabor mais intenso (o que nao significa que e' o melhor) e floral, porem menos amargo do que o esperado. Bastante "oleoso".



5 - Cascade

EUA, 4.5-8.0% alfa-acido, otimo aroma de tangerina e floral. Sabor bastante light e refrescante. Baixo corpo (o mais suave entre os 10).


4 - Simcoe

EUA, 12-14% de alfa-acido, aroma classico de pinheiro, gosto pouco amargo com final seco e aftertaste mediano.


3 - Nelson Sauvin

Nova Zelandia, 12-13% de alfa-acido, bastante diferente! Frutado, moderadamente floral com final estranho, dificil de explicar, mas me lembrou aquele gosto "funky" do Brettanomyces. Definitivamente tambem da pra perceber a presenca das uvas. Quase nenhum atertaste.


2 - Centennial

EUA, 9.0-11.5% alfa-acido, muito bom, com sabor frutado/floral e mais doce que os outros (gosto mais perceptivel). Aftertaste medio. Corpo bastante light, porem um pouco mais forte que o Cascade. Equilibradissimo.


E o meu lupulo preferido foi....

1 - Nugget

EUA, 12-14% alfa-acido. Sensacional! Corpo light, inicio floral com final bastante apimentado e diferente dos outros. Gosto aromatico que persiste por bastante tempo, com medio a baixo aftertaste.

7 comentários:

  1. Continue postando suas experiências na terra do Tio Sam. É de dar água na boca essa IPAs, principalmente pela variedade dos lúpulos empregados. Valeu Zanello, um abraço! Vessecchi

    ResponderExcluir
  2. Que experiência sensacional! Poder sentir a diferença entre vários tipos de lúpulo e ainda com cervejas feitas por uma cervejaria de altíssima qualidade. Realmente na Europa exitem as mais tradiconais que iniciaram tudo e a maioria dos fabricantes de boas cervejas, mas nos EUA eles importam muita cerveja da Europa e ainda fabricam outras sensacionais.

    Muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Zanello, valeu!!! deu agua na boca!! Paulão

    ResponderExcluir
  4. O Phil estava me contando que tem gente que faz chas de lupulo pra essa finalidade....mas com uma single hop IPA e' bem melhor!

    ResponderExcluir
  5. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAhhhhhhh!!!!
    Aconteceu tanta coisa essa semana que me atrasei na leitura por aqui.
    Obrigada por dedicar pra gente esse post! Na verdade, seria melhor se estivéssemos todos juntos degustando!
    Morrendo de inveja até o fim!!!! ;)
    Beijão

    Gabi

    ResponderExcluir
  6. Puts, quero muito fazer uma degustação dessas aqui, fabricando a cerveja. Talvez apenas com dry hop seja mais fácil, vamos ver. Tem um blog interessante onde o cara fez uma experiência similar a essa, no ano passado: http://hopshead.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Sensacional.
    Essa é uma experiência que sempre pensei em fazer. O desafio de degustar todas ao mesmo tempo é que como não temos como fazer várias cervejas ao mesmo tempo utilizando o mesmo equipamento as mais velhas certamente ficariam em desvantagem.
    Outra coisa, como será que fizeram com tempos na fervura e quantidades de lúpulo para equilibrar as características de cada veriedade?

    ResponderExcluir