quinta-feira, 8 de março de 2012

Beer Madness 2012

Pra quem não sabe, o mais emocionante e um dos mais assistidos campeonatos esportivos nos EUA são as finais do basquete universitario. Os times jogam entre si em suas conferencias durante a temporada regular e , baseado em sua performance, os 64 melhores times compõem o "bracket" - que nada mais é do que uma grande chave de "mata mata", dividida entre as 4 regiões do país. Os 4 times que vencem as suas respectivas regiões vão para o final four, um quadrangular final que definirá o campeão nacional. Todos esses emocionantes confrontos se dão no mes de março, fato conhecido como "March Madness".
Tradicionalmente, todo mundo faz suas previsões antes do campeonato começar e rolam muitas apostas entre grupos de amigos, de trabalho ou mesmo na internet, mesmo porque a chance de acerta-lo completamente é mínima e muitas "zebras" sempre acontecem. Segue abaixo o Bracket que o presidente Obama fez ano passado:



Bom, mas o que isso tem a ver com cerveja?

Tem a ver porque o Washington Post, um dos principais jornais dos EUA e do mundo começou, meio que de brincadeira, a organizar anualmente o "Beer Madness" - uma competição similar a do basquete universitario, que também acontece agora no mês de março.

Esse ano as regras mudaram um pouco, são apenas 32 cervejas exclusivamente americanas e disponíveis durante o ano inteiro em garrafa ou lata (não vale as que só saem em chopp) na macro-região de Washington DC, o que também inclui os estados de Maryland e Virginia.

Foto: Washington Post

Os 32 rótulos são então divididos em 4 categorias que levam em conta a característica principal da cerveja (Fruit and Spice, Roast, Hop e Crisp). Nove jurados (4 "profissionais", 4 leitores e 1 tie-braker, que é o crítico de cervejas do jornal) fazem então as degustações cegas de duas a duas cervejas, sempre escolhendo a melhor em cada confronto. As ganhadoras vão então avançando na chave até que se coroe as 4 campeãs, uma de cada categoria. Por fim, no final four os jurados escolhem a melhor cerveja. O resultado é então arquivado e divulgado aos poucos, conforme o campeonato de basquete vai se desenrolando. Todo esse processo acontece no excelente bar Churchkey e é organizada por Greg Engert, um dos Beer Sommeliers mais famosos dos EUA.


Além da competição oficial, os internautas também podem votar em suas preferidas a cada confronto. Para votar, basta clicar neste link: http://www.washingtonpost.com/beer-madness

Dei uma resumida nas cervejas competidoras abaixo. Algumas inclusive passaram aqui pelo Blog, outras eu provei mas não postei, outras eu ja tinha ouvido falar mas nunca provei e por fim, algumas eu nunca tinha ouvido falar. Segue a lista:

foto: Washington Post

Fruit and Spice:

Cervejas cujas características de aroma e sabor vem principalmente do fermento e seus subprodutos ou então de temperos adicionados.  As oito escolhidas desse ano foram:

1) Optimal Wit, uma belgian white da Port City brewing de Virginia

2) Dreamweaver, uma hefeweizen da Troegs, de Hershey PA (http://cervejasamericanas.blogspot.com/2010/06/troegs-dream-weaver-wheat.html)

3) Rayon Vert, uma pale ale com Brettanomyces, da Green Flash da California

4) Saison Rue, uma Saison com malte de centeio, da The Bruery tambem da California

5) Exit #4, a campeã do ano passado, uma Tripel com lupulos americanos, da Flying Fish de New Jersey.

6) Brooklyn Sorachi Ace, disponível no Brasil, uma Saison com lupulo japones da Brooklyn Brewery (http://cervejasamericanas.blogspot.com/2010/10/brooklyn-sorachi-ace.html)

7) Three Philosophers, uma Quadrupel blendada com Kriek, da Ommegang de Cooperstown NY (http://cervejasamericanas.blogspot.com/2010/03/ommegang-three-philosophers.html)

8) Siamese Twin, uma Dubbel com capim-limão, da Uncommon Brewers da California.


Roast:

Cervejas com características mais pesadas de malte torrado, café, chocolate, melaço, etc. As oito são:

1) Lucky 7, uma Robust Porter da Evolution Brewing, de Delaware.

2) Maui Coconut Porter, uma Porter com coco queimado, da Maui brewing co. do Havaí.

3) Allagash Black, uma Belgian Stout da Allagash, de Portland Maine (http://cervejasamericanas.blogspot.com/2010/03/allagash-black.html)

4) Existent, uma dark Saison, da Stillwater artisanal Ales, cervejaria cigana.

5) Sierra Nevada Stout, uma Stout da Sierra Nevada, de Chico California.

6) Schlafly Oatmeal Stout, uma Stout da Schlafly, de Saint Louis, Missouri.

7) Sublimely Self Righteous Ale, uma Black IPA da Stone de Escondido California.

8) Black Lightning, outra Black IPA da Duclaw Brewing, de Mariland.


Hop:

Cervejas com características predominantemente lupuladas.  São elas:

1) The Public, uma IPA da novíssima DC Brau, de Washington DC.

2) New River, uma Pale Ale da Lost Rhino Brewing, de Virginia.

3) Wildeman Farmhouse IPA, uma IPA com levedura selvagem, da Flying Dog de Mariland (em breve aqui no blog) .

4) Belgo, uma Belgian IPA da New Belgium Brewing de Colorado.

5) Red's Rye PA, uma IPA com centeio, da Founders Brewing, de Michigan.

6) Righteous Ale, outra IPA com centeio da Sixpoint Brewery, estado de NY.

7) Maximus, uma imperial IPA da Lagunitas, de Petaluma California (http://cervejasamericanas.blogspot.com/2010/12/degustacaozinha-horizontal-de-double.html)

8) Burton Baton, um blend de Imperial IPA com Old Ale maturada em barris de carvalho, da Dogfish Head de Delaware (http://cervejasamericanas.blogspot.com/2011/12/visita-dogfish-head-parte-2-rehoboth.html)


Crisp:

Cervejas mais leves, com sabor menos extremo e por isso mais delicadas porém igualmente complexas. As oito:

1) Fordham Helles, uma Helles lager da Fordham Brewing, de Delaware.

2) Bell's Lager, uma pale lager da Bell's Brewery, de Michigan.

3) Elliot Ness, uma Vienna Lager da Great Lakes Brewing, de Cleveland Ohio.

4) Festie, uma Marzen/Oktoberfest lager feita pela Star Hill Brewery, de Virginia.

5) Prima Pils, uma German Pilsener da Victory Brewing, de Pennsylvania (http://cervejasamericanas.blogspot.com/2010/12/victory-brewing-company.html)

6) Joe's Premium American Pilsener, da Avery Brewing de Colorado

7) Small Craft Warning, uma Imperial Pilsener da Clipper City/Heavy Seas de Baltimore, MD.

8) Coney Island Sword Swallower, uma Pilsen bem lupulada da Schmaltz Brewing de NY.


Outra interpretação grafica bem legal da competição pode ser vista aqui: http://www.washingtonpost.com/lifestyle/food/beer-madness/2012/03/06/gIQA9Xs4uR_graphic.html

E aí ja votaram? Que vença a melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário