quarta-feira, 28 de março de 2012

Abita Brewing Company



Pra quem um dia estiver viajando pelo sul dos EUA, especificamente no charmoso e interessante estado da Louisiana, o blog Cervejas Americanas recomenda uma visita a Abita (http://abita.com/), a principal micro-cervejaria da região - fica na cidade de Abita Springs, a cerca de 50 km ao norte de New Orleans.

Fundada em 1986 foi crescendo lentamente e em 1994 se mudou do local original (onde hoje funciona o brewpub) para uma grande fabrica com equipamentos modernos. Hoje é a 15a maior cervejaria artesanal dos EUA, produzindo cerca de 1.5 milhões de litros por mês. Atualmente, voce pode achar suas cervejas em 46 dos 50 estados norte americanos e também em Porto Rico.

O local original, onde hoje funciona o Brewpub

A Abita se especializa em cervejas de sabor mais suave, principalmente as lagers. Para tal, utiliza-se da agua vinda de poços artesianos que drenam de um famoso aquífero onde está localizada (Abita Springs), sendo que não ha nenhum tratamento da agua antes de ser usada na cerveja.

Ainda não tive a chance de visitar essa cervejaria, apenas provei suas cervejas. Imagino que seja uma ótima experiencia visto que a região de New Orleans possui a famosa culinaria Cajun, bastante temperada e apimentada, além  do clima que  é bem quente - todas boas razões para se visitar uma cervejaria e seu tasting room. As tours acontecem de quarta a sabado -  de quarta a sexta sempre as 2 pm e em quatro horarios a partir das 10 da manha nos sabados.



Outro aspecto bem legal dessa cervejaria é o seu senso de comunidade. Teve um papel muito importante nas recentes tragédias que assolaram a Louisiana como o furacão Katrina e o vazamento de óleo de 2010. Em ambas ocasiões, foram produzidas cervejas especiais que tiveram seus lucros revertidos para a reconstrução e recuperação da região.

Foto: thebeerinme.com

Abita Turbodog sendo servida em uma cena do seriado "True Blood"

A Abita produz 7 cervejas de linha (as chamadas flagship beers), 5 seasonals, 3 harvest ales (feitas com ingredientes locais como nozes pecan e morangos) e 4 big beers (estilos mais alcoolicos em garrafas maiores). Tive a oportunidade de provar 3 das 7 flagship beers dessa cervejaria. Segue abaixo as minhas impressões e um pouco da história de cada cerveja:


Purple Haze:


A Purple Haze é uma cerveja de trigo que tem adição de puré de framboesa após a filtragem, o que a confere uma cor arroxeada pálida e turva, as vezes até com alguns pequenos pedaços de fruta em solução.

No copo, tem coloração amarelo escura com algumas tonalidades de violeta e bastante turbidez. A espuma é branca e persiste por um bom tempo, com media a baixa retenção nas laterais. Definitivamente não é a cerveja mais bonita do mundo.

Aroma é uma mistura de cereais, pão e grãos/malte com notas frutadas doces de framboesa, bem como algum aroma meio metalico/mineral pairando em segundo plano. O aroma da framboesa não chega a ser intenso como nas Framboises da vida (Lindemans, Bachus, etc) mas ainda assim é bem perceptível e bem inserido.

O sabor inicial é justamente o da framboesa, bem pouco doce e levemente azedo. Maltes de trigo e notas de pão/cereais aparecem na sequencia, seguidos por um amargor discreto. O aftertaste é mediano e tem uma combinação das notas de pão com as notas agridoces da framboesa.

Corpo bem baixo e mouthfeel aguado e leve. Os sabores estão la mas não ha qualquer tipo de corpo. Carbonatação alta assim como o drinkability.

Essa cerveja não é muito bem "avaliada" nos EUA, mas podem falar o que quiserem, não tem como negar que é leve, facil de beber, refrescante e muito agradável com pratos doces e sobremesas.  Acho que faria sucesso no Brasil.

Teor Alcoolico: 4.2%
IBU: 13
Preço: 2,00 dolares na loja.

Notas:

Aparência: 6/10
Aroma: 8/10
Sabor: 7/10
Sensação: 6/10
Conjunto: 8/10

Total: 7.0




Restoration Pale Ale:


Essa american pale ale foi criada nas semanas seguintes a grande tragedia do furacão Katrina que devastou o estado de Lousiana. Milagrosamente a cervejaria ficou praticamente intacta e então para retribuir essa "benção" foi decidido que seria feita uma cerveja para ajudar a angariar fundos de reconstrução da região. A Restoration, como sugere o nome, conseguiu arrecadar impressionantes 550.000 dolares!

É feita com maltes pale, lager, crystal e cara-pils; lupulada com Cascade e fermentada com a levedura California Ale.

Coloração amarelo escura, levemente turva. Forma colarinho branco cremoso e abundante que apresenta ótima retenção e persistencia.

Aroma inicial de malte, cereais e pão seguidos de notas florais / pinhais e frutadas no final.

Sabor de pão e biscoito seguido por presença delicada de lupulo, principalmente com notas citricas, terrosas e herbais, mas nada muito intenso. Leves doses de amargor vêm em seguida contribuindo para um final seco.

O corpo é bem baixo, a carbonatação é mediana e o mouthfeel bem clean. Alto drinkability nessa pale ale. Uma excelente session beer.

No geral ela cumpre seu papel como uma cerveja simples e bem feita, ideal para ocasiões não especiais e consumo em medias a grandes quantidades!

Teor Alcoolico: 5.0%
IBU: 20
Preço: 2 dolares na loja


Notas:


Aparência: 8.5/10
Aroma: 6/10
Sabor: 7/10
Sensação: 7/10
Conjunto: 7.5/10


Total: 7.2



Turbodog:


Diz a lenda que no aniversario de 5 anos da Abita, trouxeram um cervejeiro do Reino Unido para fazer uma cerveja comemorativa que seria uma english mild brown chamada de Old Dog Ale. Após a produção, a cerveja acabou ficando bem mais encorpada e saborosa do que o esperado. Foi então decidido que o nome "cachorro velho" não seria muito adequado, parecia mais que aquele cachorro tinha sido "turbinado". Daí veio o nome Turbodog.

Essa dark brown ale é feita com maltes pale, crystal e chocolate e lupulada com Willamette.

Verte liquido marrom bem escuro, quase preto, com algumas notas avermelhadas quando olhada contra a luz. Forma colarinho marrom-claro de dois dedos que persiste por alguns minutos e se reduz a uma fina película que paira sobre a superfície da cerveja durante o consumo. Retenção é acima da media.

Aroma decepcionantemente fraco com apenas algumas notas de malte torrado e nenhuma complexidade.

O sabor ja é mais intenso e tem notas de malte escuro, caramelo e chocolate. Finaliza com um pouco de amargor vindo do lupulo e da torrefação. Final mediano com aftertaste leve e torrado.

Corpo mediano a leve, com carbonatação mediana. Mouthfeel clean e unidimensional, com alto drinkability.

No geral outra boa session beer da Abita. Pra mim parece bastante uma Schwarzbier (lager) devido a fermentação clean, sem nenhum composto frutado ou ester detectavel por mim. Bem feita porém pouco complexa.

Teor Alcoolico: 5.6%
IBU: 28
Preço: 2 dolares na loja.


Notas:

Aparência: 8/10
Aroma: 6/10
Sabor: 7/10
Sensação: 6/10
Conjunto: 8/10

Total: 7.0

Um comentário: