quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Brooklyn Sorachi Ace



Essa e' uma cerveja de reserva especial da Brooklyn Brewery que eu comprei quando visitei a cervejaria em julho de 2010. Basicamente e' uma Saison/farmhouse ale brassada e dry-hoppada com uma rara variedade de lupulo desenvolvido em 1988 no Japao, chamada de Sorachi Ace (dai o As de ouros no rotulo). Esse lupulo, que e' um cruzamento do britanico Brewers Gold com o Tcheco Saaz, tem um caraceristico sabor citrico de limao. Garret Oliver e compania decidiram brincar com essa variedade e fizeram essa Saison com malte pilsen, acucar branco adjunto,  sua cepa de fermento belga e essa rara especie de lupulo cultivada por uma fazenda no estado de Oregon. Depois da fermentacao primaria ela e' refermentada na garrafa com fermento de champagne. Coisa fina!



Coloracao amarelo escura, translucida, com linda espuma branca e cremosa que persiste e muito durante o consumo. Constantes micro-bolhas nao param de subir pelo copo, lembrando um taca de champagne. E' assim que uma saison deve parecer.
Aroma bem forte de laranja, limao, erva cidreira, pimenta e outros esteres frutados do fermento. Muito agradavel.
Sabor comeca com malte doce, logo transicionando para os sabores citricos (principalmente laranja e limao) que vem do lupulo que da o nome a cerveja. No final do gole percebo notas apimentadas e frutadas do magnifico fermento belga da Brooklyn. Final seco tipico das cervejas em que e' usado o fermento de champagne. Aftertaste amargo minimo.
O corpo dessa cerveja e' medio para light e a carbonatacao e' altissima, lembrando novamente o champagne. Nao sei porque mas ela me lembrou um pouco a Deus, com as notas citricas de laranja, carbonatacao abundante e final seco. Nao preciso nem dizer que essa e' outra sensacional cerveja da Brooklyn.
Teor Alcoolico: 7.4%
Preco: US$ 10.00 a garrafa de 750 ml


Notas:


Aparencia: 10/10
Aroma: 9/10
Sabor: 8.5/10
Sensacao: 9/10
Conjunto: 9/10


Total: 9.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário