segunda-feira, 19 de março de 2012

Flying Dog Wildeman Farmhouse IPA



A mais nova cerveja da Flying Dog é uma homenagem ao bar de cervejas "In de Wildeman"(http://www.indewildeman.nl/index.php?lang=en&page=0) que funciona em um predio de uma antiga destilaria, em Amsterdam, na Holanda.

O famoso bar pediu a cervejaria americana baseada em Frederick MD que fizesse uma cerveja comemorativa do seu aniversario de 25 anos, para ser servida exclusivamente em suas dependencias. O desafio foi aceito e a leva inicial foi produzida em pequena escala e engarrafada em formato de 750 ml. Lembro bem que durante a minha visita na Flying Dog (http://cervejasamericanas.blogspot.com.br/2011/07/visita-flying-dog.html), o guia me falou que esta cerveja estava no tanque e que estava sensacional.

A primeira leva da cerveja. Foto: DCBeer.com

O tempo passou e o resultado foi bom, a cerveja fez sucesso na Holanda e em algumas degustações exclusivas na região de Washington DC. Com isso, a Flying Dog decidiu produzi-la de novo e comercializa-la em larga escala nos EUA, agora no formato habitual de 355 ml e também na pressão.

Segue o comercial bizarro, bem "a la Hunter S. Thompson", que a cervejaria fez desse novo rotulo:




Mas vamos a cerveja:


No copo, verte uma coloração laranja dourada, quase totalmente cristalina. O colarinho de um dedo é branco e cremoso, mas desce rapidamente com media retenção lateral.

O aroma é uma mistura de citricidade com especiarias. Começa com uma pegada bem cítrica e pungente com notas de urina de gato (isso mesmo) que apesar de parecer um termo estranho é um classico descritor usado para designar aromas de lupulo fresco, geralmente da variedade Simcoe. Segue então com notas aromaticas e herbais de tempero, principalmente coentro e alecrim. Também é possivel perceber notas mais florais e terrosas.

O sabor inicial vem do malte, com caramelo e candy sugar. Logo os lupulos aparecem novamente com a citricidade dominando - notas de grapefruit e limão são as mais aparentes. Especiarias vem em seguida com coentro, cravo e alecrim. Ha uma nota meio "funky" também pairando pelo sabor da cerveja: É dificil de definir, não é exatamente um Brettanomyces eu diria que cai mais pra um sabor de couro (leathery) . Finaliza com bastante amargor que aparece com algumas notas de pimenta.

O corpo é mediano também com carbonatação mediana. Mouthfeel seco e um pouco adstringente no final, pela alta lupulação. O aftertaste é basicamente amargor com leves notas florais e spicy.

No geral essa é uma cerveja bem diferente da maioria. Lembra um pouco as Belgian IPAs mas eu acho que ao invés de "Farmhouse IPA" poderia ser melhor definida como uma "Saison com lupulagem extra". O principal ponto positivo foi a secura dela, o que possibilita um alto drinkability apesar do moderado teor alcoolico. Mas tenho que confessar que esse intercambio entre lupulos americanos e fermento belga não me apetece, prefiro esses componentes fazendo seus papéis separadamente.

Teor Alcoolico: 7.5%
IBU: 75


Notas:


Aparência: 7/10
Aroma: 7/10
Sabor: 6/10
Sensação: 8/10
Conjunto: 7/10


Total: 7.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário