domingo, 5 de junho de 2011

Lagunitas - Brown Shugga'

Mais uma cerveja de peso da excelente Lagunitas Brewing Company, de Petaluma California.



A Brown Shugga' e' uma American Strong Ale que na verdade veio de um erro cometido em 1997 com uma leva da Olde Gnarleywine Ale (que eu tomei la no Rattle n Hum em NY aqui neste post - http://cervejasamericanas.blogspot.com/2010/07/cervejas-americanas-e-canadenses-em-ny.html). Com o erro de fermentacao e para nao perder o mosto, o pessoal da Lagunitas resolveu adicionar um monte de Brown Sugar (dai o nome) para servir de novo substrato para o novo fermento. O resultado foi muito bom e acabou-se criando um classico que sai todo ano por volta de outubro. Uma cerveja sem muito estilo definido porque tem tambem uma quantidade imensa de lupulos do noroeste americano.



Coloracao cobre-avermelhada e cristalina brilhante, com colarinho beige de moderada persistencia e muita retencao nas laterais do copo. Se existe uma cor ideal pra uma cerveja, provavelmente e' essa. Linda.

Aroma inicial doce de caramelo, toffee e mel, tambem com acucar mascavo. Final bem floral e citrico, com limao, abacaxi e um toque apimentado. O malte, porem, sobrepuja o lupulo no nariz.

O sabor segue mais ou menos o aroma, comecando mais doce com caramelo e acucar queimado, logo transicionando para excelentes notas citricas e aromaticas de lupulo (frutas vermelhas, morango, cerejas e grapefruit). Um amagor agradavel aparece no final sendo seguido por algum dulcor residual do malte cristal, biscoito e acucar mascavo. Notas de alcool moderadas no aftertaste.

O corpo e a carbonatacao sao bem medianos e comedidos, sem prejudicar a avaliacao sensorial dessa cerveja. Mouthfeel um pouco grudento devido ao alto teor de malte e acucar, mas mesmo assim desce macia na garganta, escondendo bem o alcool.

Moral da Historia: Outra joia da Lagunitas que nao e' conhecida pela complexidade em suas cervejas e sim por um altissimo drinkability e otimo custo beneficio, assim como pelo uso indiscriminado de lupulos americanos. Essa nao e' diferente - uma puta cerveja deliciosa, porem bem pouco complexa, mas que fica brincando o tempo todo com o balanco entre o acucar e os excelentes lupulos utilizados. Uma session beer mais pesadinha, aquela cerveja que esta sempre entre as top 5 quando bate aquela indecisao no supermercado ou no bar.

Teor Alcoolico: 9.9%
IBUs: 51
Preco: US$ 4.00 no bar.


Notas:


Aparencia: 9/10
Aroma: 7.5/10
Sabor: 8/10
Sensacao: 7/10
Conjunto: 7/10


Total: 7.7

Nenhum comentário:

Postar um comentário