domingo, 25 de julho de 2010

Cervejas americanas e canadenses em NY

Final de semana passado fui pra Nova Iorque passear.
Procurei alguns bares de cerveja pra mostrar pra voces aqui no blog. As escolhas sao tantas que fica ate' dificil de saber pra onde ir, mas nos dois dias que fiquei por la consegui ir em tres bares dedicados ao nobre liquido, sem contar a Brooklyn Brewery (que vai ganhar um post so' dela). Aqui vai minha opiniao.

BLIND TIGER
http://www.blindtigeralehouse.com/



281 Bleecker Street

Esse pequeno e aconchegante bar fica no Village, bairro mais cool de NY, onde comecou o Punk rock americano (e' pertinho de onde ficava o CBGBs, casa de shows onde os Ramones comecaram a fazer sucesso). Atmosfera muito legal e aconchegante, esse bar provavelmente tem mais torneiras de cerveja do que mesas (sensacional!). A selecao de cervejas chega a ser ridicula, demorei uma meia hora pra decidir o que queria (estava no meio da tarde e eu iria ficar pouco tempo entao acabei tomando so' uma).
Naquele final de semana em especial o bar estava fazendo uma promocao com a Victory Brewing de Pennsylvania (http://victorybeer.com/), eles tinha tapeado praticamente TODAS as cervejas produzidas pela Victory de uma vez so' (dois dias antes), entao a grande maioria das torneiras ainda eram da Victory (o que nao foi um problema pra mim porque eu adoro essa cervejaria).

Notem os multiplos "Vs" da Victory Brewing on tap

Aqui vai uma foto do menu on Tap e do menu das garrafas. Clique nas fotos para ve-las mais de perto:



Acabei escolhendo a Victory Helios, uma Saison (estava tao quente e escolhi uma cerveja refrescante).

Victory Helios




A Helios como o video acima explica, e' o novo nome da antiga V-Saison em uma garrafa menor e com preco mais acessivel.
Coloracao amarelo-escura, quase transparente, com espuma branca abundante mas que some rapidamente deixando apenas um minimo anel ao redor do copo.
O Aroma e' muito bom. Logo de cara detecto uma citricidade futada, tipo limao, abacaxi e damasco. Nota-se tambem aroma adocicado de  malte, biscoito e caramelo. Por fim um pequeno toque funky de curral, provavelmente dos fermentos belgas (nao sei se usam ou nao um pouco de Brettanomyces nessa cerveja, pelo cheiro parece). Leve aftertaste amargo.
Sabor tambem citrico floral e frutado, dessa vez com as notas do Bretta mais pronunciadas que no aroma, dando um carater azedo a cerveja. Mas muito bem contrabalanceada no final pelas notas maltadas de biscoito e pao. Um pouquinho de alcool no final, poderia ser menos.
O corpo e medio-baixo, carbonatacao media-alta. Sensacao na boca muito boa com predominio do frutado / azedo. Refrescante.
Um otimo exemplo do que um pouco de fermento selvagem pode contribuir para uma cerveja estilo belga.
Teor Alcoolico: 7.5%
Preco: US$ 6.50


Notas:


Aparencia: 6.5/10
Aroma: 9/10
Sabor: 8/10
Sensacao: 7.5/10
Conjunto: 8/10


Total: 7.7




STOUT
http://www.stoutnyc.com/


133 West 33rd street

O Stout fica no meio de Manhattan, pertinho da estacao de trens, onibus e do Madison Square Garden.
E' um bar um pouco mais chique, com dois ambientes, iluminacao baixa e um DJ tocando musicas moderninhas.
O legal e' que, como diz o nome, o bar se especializa em cervejas do estilo Stout. Eles ate as subdividem no menu entre Dry, Imperial, Oatmeal, Sweet e Cream Stouts. Fico imaginando quando o Brasil podera' se dar ao luxo de ter bares inspirados em estilos especificos de cervejas.
E' claro que alem das stouts eles servem muitas outras cervejas on tap e em garrafas, deem uma olhada no site acima pra ter uma ideia.
Obviamente que apesar do calor eu tinha que tomar uma Stout aqui. A escolha tambem foi dificil mas acabei ficando com a Rogue Chocolate Stout.

Rogue Chocolate Stout:


Essa cerveja e' feita com 5 maltes, lupulo cascade e chocolate meio amargo importado da Holanda.
Aparencia oleosa, totalmente negra e densa, com espuma abundante e cremosa de coloracao marrom-clara. Media retencao.
O aroma era basicamente chocolate e um pouco de malte torrado, com predominio do primeiro.
Sabor tambem comeca pelo chocolate amargo (o que e' bom). Malte torrado, biscoito, um pouco de cafe' e malte defumado ali no meio, e final com grande presenca de chocolate novamente. O final e' seco e com um aftertaste amargo.
Corpo mediano, nada como as imperial stouts, o que eleva o drinkability dessa cerveja. Carbonatacao tambem mediana, sem ser agressiva. Essa cerveja e' pouco complexa no fato de ter poucos sabores dominantes, mas por outro lado esses sabores, o chocolate no caso, ficam muito bem inseridos deixando-a redonda. Parece realmente que voce esta comendo um pedaco de bolo de chocolate.
Teor Alcoolico: 6.00%
Preco: US$ 12,00 a garrafa de 600 ml.

Notas:


Aparencia: 8.5/10
Aroma: 7/10
Sabor: 7/10
Sensacao: 8.5/10
Conjunto: 8/10


Total:  7.8




RATTLE N HUM
http://www.rattlenhumbarnyc.com/






14 East 33rd street

Tambem na rua 33 (mas no east side) o RnH fica a uns 10 minutos a pe do Stout e praticamente na frente do Empire State Building.
Esse bar lembra mais o estilo do Blind Tiger, sendo mais informal e completamente dedicado a cultura cervejeira. Vale a pena conhecer quando visitar NY.



Novamente minha escolha foi dificil, mas dessa vez resolvi apelar para um beer flight, serie com quatro copinhos de degustacao que poderiam ser escolhidos dentre as cervejas do menu. Resolvi que iria tentar pegar os quatro tipos de cerveja mais diferentes umas das outras que fosse possivel. Estava com um amigo que nao conhece tanto cerveja e queria mostrar pra ele a absurda variedade que podemos conseguir com a nossa amada bebida. E foi o que fiz. Segue abaixo a degustacao:

Da esquerda para direita: Dieu du Ciel Charbonniere, Dieu du Ciel Route des Epices, Lagunitas Gnarleywine 08, Captain Lawrence captains reserve IPA.

Dieu Du Ciel - Charbonniere



A Brasserie Dieu du Ciel (http://www.dieuduciel.com/) fica em Montreal na parte francesa do Canada. Ja tinha tomado uma faz mais ou menos um ano e meio, e desde entao sempre ouco falar bem de suas cervejas. A Charbonnie (que quer dizer mulher do carvao) e' uma cerveja defumada (tava faltando uma dessas aqui no blog) inspirada nas alemas de Bamberg.
Coloracao marrom escura, quase opaca, com discreta espuma branca cremosa que persiste por um tempo.
Aroma forte e unico tipico das rauchbiers, porem com carater mais de fumaca e madeira do que de bacon propriamente dito ( a Schlenkerla e' um pouco mais "baconizada" que essa) . 
Sabor dominado pelo defumado durante todo o consumo, com algumas escassas notas de malte escuro que conseguem vir a tona atraves da nuvem de fumaca. No final pode-se perceber o amargor dos lupulos terrosos usados. 
Corpo pendendo mais pro lado do light, o que deixa-a mais facil de beber. Carbonatacao media-alta.
No geral uma cerveja simples com predominio do malte defumado. Se voce gosta da Schlenkerla provavelmente vai gostar dessa aqui.
Teor Alcoolico: 5.4%

Notas:

Aparencia: 7.5/10
Aroma: 8/10
Sabor: 7/10
Sensacao: 7/10
Conjunto: 7/10

Total: 7.3


Dieu du Ciel - Route des Epices






Outra cerveja da micro-cervejaria canadense de Montreal.
O Nome Route des Epices quer dizer "rota das especiarias". E' uma Rye beer, cerveja de centeio, e tem adicao de pimenta durante o processo.
Aparencia marrom clara, turva, com pequena espuma bege-clara que some durante o consumo.
O aroma e' de pimenta do reino, malte, chocolate e notas citricas frutadas. Interessante e unica.
Sabor de malte (nao consigo distinguir muito bem o centeio), biscoito, caramelo e chocolate, com as notas de pimenta do reino e lupulo citrico. A pimenta tem um gosto caracteristico e acaba sobrepujando os outros sabores. Final amargo e apimentado, deixando a lingua ardendo um pouquinho. Interessante.
Corpo medio/light e carbonatacao baixa, contribuindo para que as especiarias sejam melhor detectadas.
Nao sou o maior fa de pimenta do reino (acho o gosto muito forte) mas com certeza recomendo pra quem gosta.
Teor Alcoolico: 5.0%

Notas:


Aparencia: 6.5/10
Aroma: 7/10
Sabor: 7/10
Sensacao: 6.5/10
Conjunto: 7/10


Total: 6.8


Lagunitas Olde Gnarlywine 2008






Uma barleywine da Lagunitas (http://www.lagunitas.com/home.html) de Petaluma California.
Nesse link voces podem ver um video do cervejeiro da Lagunitas falando um pouco da Gnarleywine:
http://www.lagunitas.com/beers/gnarlywine.html

Coloracao marrom escura/avermelhada, com escassa espuma branca de baixa persistencia.
Aroma dominado pelo doce. Caramelo, malte escuro, melaco e frutas escuras. Como coadjuvante detecta-se um pouco de citricidade dos lupulos, principalmente laranja. Alcool presente.
Sabor intenso extremamente doce com as mesmas caracteristicas do aroma, mas agora com o alcool vindo a tona balanceado pelo malte. Nao detecto quase nada de amargor, somente aquele hint citrico do lupulo.
Corpo alto e pesado, carbonatacao media/baixa,  bem doce na boca e tambem bem alcoolica. Nao a achei desequilibrada mas ja bebi barleywines melhores.
Teor Alcoolico: 11.00%


Notas:


Aparencia: 8/10
Aroma: 7/10
Sabor: 6.5/10
Sensacao: 6.5/10
Conjunto: 6.5/10


Total: 6.9


Captain Lawrence - Captains Reserve Imperial IPA






Nao pude deixar de tomar uma IPA nessa viagem!
A Captain Lawrence Brewing (http://www.captainlawrencebrewing.com/home) e' de Pleasantville NY. Uma pequena micro-cervejaria familiar (Filho, Pai, Mae e Filha trabalham la) um pouco a norte da cidade de NY.
Captains reserve imperial IPA tem os lupulos Columbus, Chinook e Cascade alem de 5 tipos de malte. Sao 80 IBUs.
Aparencia amarelo escura, cristalina, com espuma branca de boa retencao.
Aroma citrico/frutado tipico dos lupulos americanos: pinha, grapefruit, damasco. Alem disso nota-se tambem a presenca doce dos maltes no aroma.
Sabor bem tipico de uma IPA americana com inicio futado/citrico, transicao para o doce contrabalanceante do malte e final amargo e terroso. Corpo pesado, porem macio. Carbonatacao alta e alcool praticamente indetectavel apesar do alto teor.
Uma bela e robusta IPA.
Teor Alcoolico: 9.00%

Notas:


Aparencia: 8.5/10
Aroma: 8/10
Sabor: 8.5/10
Sensacao: 8/10
Conjunto: 8/10


Total: 8.2




Nenhum comentário:

Postar um comentário