domingo, 19 de junho de 2011

Mais da cervejaria mais maluca dos EUA - Pretty Things, parte 1 de 3 - Baby Tree


No ultimo feriado de Thanksgiving em novembro do ano passado, pedi para minha prima (que mora em Boston) mais algumas cervejas da Pretty things Beer and Ale project, cervejaria Gispsy encabecada pelo malucao Dann Paquette que faz suas receitas em "caldeiroes alugados".  Basta uma olhada no video abaixo pra se ter uma nocao da insanidade do Dann e companhia...


Ja tinha falado aqui da fantastica historia da Jack D'or, Saison flagship da cervejaria. Segue o link para aquele post, vale a pena ler se voce nao viu: http://cervejasamericanas.blogspot.com/2010/10/pretty-things-jack-dor.html

Enfim, minha prima  me trouxe 3 novas cervejas da Pretty Things. Elas estarao nos proximos 3 posts separadamente. A primeira, uma Quadrupel chamada Baby Tree.


Sua historia e' igualmente estranha a da Jack D'or. A cerveja, uma Quadrupel feita com levedura belga e adicao de ameixas secas, tem seu nome derivado de uma pequena arvore decorada com bonecas de plastico desfiguradas, que fica em uma fazenda nos remotos arredores de Yorkshire, na regiao de Sexhow. A fazenda e' de uma velhinha chamada Judy que promove, desde o inicio da decada de 80, um festiva de musica e real ale. So' nao da pra entender o que leva alguem a nomear uma cerveja em homenagem a algo tao creepy.  Mas de qualquer maneira, eu acho que a insanidade da Pretty Things ja ficou bem provada no video la em cima e na historia da Jack D'or. Aqui vai um video pra provar essa historia toda:


Bizarrices a parte, vamos a cerveja.



Coloracao marrom-escura com raias avermelhadas quando olhada contra a luz. Produz um colarinho cremoso de cor marrom-clara com otima persistencia e retencao.

O aroma e' um tanto quanto inesperado para uma quadrupel: noto apenas grao, malte escuro/caramelo, escassas frutas escuras e discretissimas notas de fermento. Pra mim uma quad deve ter aroma bem forte com muitas notas doces e principalemente aquele frutado de fermento, o que nao e' o caso dessa cerveja.

O sabor comeca legal com malte doce, pao torrado, caramelo e toffee. Tambem algumas notas de frutas escuras (ameixa, uva-passa, etc). Termina com sabor forte de lupulos amargos, herbais, terrosos e  "apimentados". Novamente a presenca do fermento e' fraquissima.

Mouthfeel e' normal, com carbonatacao media a alta. Corpo e' medio a alto.

No geral ela deixou a desejar. Nao e' uma cerveja ruim, mas na minha opiniao as quadrupels tem que ser bem mais doces e complexas do que ela. Faltou complexidade na cerveja e sobrou complexidade na sua historia rsrs. Alem disso, tinha lupulo demais e nao tem nada a ver com o estilo.

Teor Alcoolico: 9.0%
Preco: US$ 7.99 a garrafa de 600ml.


Notas:

Aparencia: 8/10
Aroma: 6/10
Sabor: 7/10
Sensacao: 7/10
Conjunto/estilo: 6/10

Total: 6.8

Nenhum comentário:

Postar um comentário