segunda-feira, 27 de junho de 2011

Mais da cervejaria mais maluca dos EUA - Pretty Things, parte 2 de 3 - Babayaga



A Babayaga e' uma cerveja sazonal de inverno, com 7,0 % de teor alcoolico e e' inspirada em mais uma historia insana, cortesia da Pretty Things:


Baba Yaga e' um personagem folclorico de varios paises como Russia, Polonia, Lituania e Republica Tcheca. E' o equivalente ao que nos ocidentais conhecemos como bruxa, feiticeira, comedora de criancinhas. Uma velhinha (Baba - quer dizer vo' e Yaga - quer dizer algo como "decrepita") malvada, nariguda (com a classica verruga na ponta) que vive sozinha na floresta em uma cabana que tem pernas de galinha e muda de localizacao "andando" e "dancando". O buraco de fechadura e' na verdade uma boca com dentes afiados e a casa e' rodeada por uma cerca de ossos com cranios em cima, exceto por alguns ossos sem cranios, esperando as cabecas dos protagonistas das historias. Nao ha portas e somente janelas. Baba Yaga sai e entra apenas pela chamine', voando em sua vassoura.


O personagem na verdade serve para ensinar criancas o valor dos bons modos, pois apenas as pessoas que se portam adequadamente e nao perguntam coisas desnecessarias sao poupadas pela velhinha. Serve tambem para assustar as criancas quanto a nao andarem para muito longe de casa (algo como a nossa Cuca do sitio do pica pau amarelo).


Enfim, a cerveja foi inspirada neste cenario de florestas, riachos, frio e fogueira. E' uma Stout brassada em Westport MA utilizando malte defumado em alecrim, centeio, aveia e trigo. O fermento foi um mix de cepas inglesas e belgas.


Coloracao negra e opaca porem ainda nao tao densa como algumas imperial stouts. Forma colarinho abundante de 2 dedos e cor marrom-clara. Persiste por muito tempo com otima retencao nas laterais do copo.

Aroma de malte escuro, pao, frutas escuras,toques de chocolate ao leite e um pouco de alcool. Todas essa notas sao, no entanto, bem suaves e a cerveja tem um aroma meio metalico pairando sobre o resto.

O sabor incial e' de malte escuro e frutas escuras (porem ate' menos que no aroma). Continua com algumas notas muito agradaveis de malte defumado e finaliza bem amarga, tambem com algumas notas de chocolate ao leite e talvez um pouco de baunilha.

O corpo e' bem light para uma stout e nao "enche" a boca. A carbonatacao e' alta o que prejudicou um pouco o mouthfeel, que poderia ser mais macio. Drinkability bom.

No geral uma american stout relativamente boa. Gostei da insercao do malte defumado. Provavelmente nao compraria de novo mas se me oferecessem eu tomaria facil.

Teor Alcoolico: 7.0%
Preco: US$ 7.99


Notas:

Aparencia: 9.0
Aroma: 7.0
Sabor: 7.0
Sensacao: 7.0
Conjunto: 8.0

Total: 7.6

Nenhum comentário:

Postar um comentário