sábado, 31 de julho de 2010

Brooklyn Brewery





Se voce e' um bom bebedor de cervejas ai no Brasil, ja conhece a Brooklyn Brewery.
Junto com a Anderson Valley e a Flying Dog, e' uma das poucas artesanais americanas que esta' apostando no mercado emergente das cervejas especiais no Brasil.
Em fevereiro de 2009 estive em NY com meus irmaos Patrick e Philip e tentamos visitar essa cervejaria. O problema e' que era uma quinta-feira e eles so' abrem para visitas nos finais de semana. Acabamos indo pra um bar no mesmo quarteirao para afogar as magoas e descobrimos que foi o primeiro bar nos EUA a servir as cervejas da Brooklyn. Foi uma tarde engracada e etilica em que a garconete simpatizou com a gente (o ex-namorado dela era brasileiro) e ate' nos deu cachaca de graca (cerveja que e' bom a gente teve que pagar).
Quase um ano e meio depois tive a chance de voltar la, em um final de semana, e finalmente fiz o tour e fui no "biergarten" da fabrica.



Sabado e domingo as tours sao a 1,2,3,4 e 5 pm nos sabados e 1,2 e 3pm nos domingos. Alem das tours, o bar e' aberto nas sexta a noite (happy hour), e sabado e domingo a partir do meio dia.
A tour, que e' de graca, foi bem simples. Basicamente eles contam um pouco da historia da cervejaria e depois falam do processo de producao de cerveja. Dura cerca de 40 minutos.



Alguns fatos interessantes:
- O fundador da Brooklyn Brewery, Steve Hindy, era reporter e trabalhava cobrindo os conflitos no oriente medio. Ele aprendeu a fazer cerveja em casa pois nao podia consumi-la em bares nos paises Muculmanos.
- Quando Hindy e seu socio, Tom Potter, comecaram a cervejaria em 1989 eles estavam quebrados e em divida (emprestaram todo o dinheiro de bancos). Queriam um logotipo para a cervejaria e ao perguntar pra todos quem era o melhor designer na cidade todo mundo falava o mesmo nome: Milton Glaser.
O sr. Glaser ja era famoso e conhecido por ter criado o simbolo do I love NY (que a gente ve nas camisetas) alem do DC Bullet Logo, da DC comics, editora do Batman e Super-Homem.
Enfim, eles nao tinham dinheiro mas mesmo assim foram atras do designer para fazer um logo pra cervejaria. O esperto Milton Glaser acabou aceitando o pagamento de cerveja de graca para o resto da vida! Muito melhor que qualquer quantia em dinheiro!



Os logos do Milton Glaser

- Mais de 80% das cervejas da Brooklyn, incluindo TODAS as garrafas long-neck e todos os barris das cervejas mais simples e nao sazonais, sao na verdade feitas sob contrato pela Matt Brewing Company, da cidade de Utica NY. A Matt tambem faz as cervejas Saranac, que ganharao um post logo logo por aqui.
- Na fabrica em Williamsburg, no Brooklyn que eu visitei, apenas sao feitas as Brewmaster reserve e cervejas sazonais, especiais arrolhadas e edicoes limitadas (tipo a Local 1 e 2).
- O Garret Oliver, famoso mestre cervejeiro e craque no pareamento cerveja/comida so comecou a trabalhar na BB em 1994.

Que tal uma soneca na saca de malte?

La na fabrica o esquema do biergarten e' muito legal.  Voce compra fichas de madeira redondas (tipo as de poquer) por 4 dolares ou 6 por US$ 20 no caixa que fica logo na entrada. No outro ambiente ha varias mesas redondas e estilo alemao e o bar propriamente dito. Nao servem comida mas em todas as mesas esta' o menu da pizzaria da esquina! E' so' ligar e pedir que eles entregam rapidinho. Pizza muito boa por sinal.
Todas as cervejas custam uma ficha (4 dolares portanto) no copo plastico de 400 ml e as garrafas especias custam 3 fichas (12 dolares) mas voce ganha o copo de vidro para levar embora.  Como eu fiquei perguntando e conversando sobre todas as cervejas com os caras do bar, que sao os mesmo que dao o tour, eles fizeram a especial por duas fichas.

O pequeno caixa/lojinha

As fichas preciosas!

As cervejas disponiveis eram (a foto ficou meio tremida):


As especiais disponiveis eram:

Local 1
Local 2
Brooklyner-Schneider Hopfen Weisse
Sorachi Ace

Aqui vao minhas avaliacoes:

Brooklyn Lager:


Essa ai voces conhecem. E' o carro-chefe da cervejaria, uma Vienna Lager com dry-hopping.
Coloracao amarelo escura/avermelhada, cristalina, com espuma branca bem formada com boa persistencia e retencao.
Aroma citrico e frutado de lupulo dominante, com minimas notas de malte.
Sabor balanceado entre malte caramelo e pelos lupulos de carater mais terroso. Os lupulos definitivamente dominam o malte mas da pra perceber ele la. O final e' amargo com um toque citrico. Os lupulos no gosto nao tem o frescor presente no aroma.
Corpo baixo/moderado e carbonatacao alta. Otima "session beer", daquelas pra tomar a noite inteira. Nao e' nenhuma obra-prima mas ainda assim uma bela e bem feita cerveja.
Teor Alcoolico: 5.2%

Notas:


Aparencia: 7/10
Aroma: 7/10
Sabor: 6.5/10
Sensacao: 6.5/10
Conjunto: 6.5/10


Total: 6.7

EIPA (East India Pale Ale):




A IPA disponivel o ano inteiro. Feita com malte e lupulos ingleses (Kent-Golding) e dry-hopada com lupulos americanos (Centennial e Amarillo).
Aparencia amarelo escura, transparente, com carbonatacao alta e colarinho branco de boa persistencia.
Aroma lupulada citrico e apimentado. Toques de malte vem a tona tambem.
Sabor intenso de lupulos mais aromaticos (os americanos) e apimentados dominam o sabor. Grapefruit, pinha. Essa cerveja tem um carater meio vegetal e fresco. Percebe-se um pouco do malte no final.
O corpo e' moderado e o final e' seco. Nao tao amarga no aftertaste como o esperado para o estilo. Apos o gole percebo um gosto meio herbal, tipo grama recem cortada.
Sou um hophead mais acho que exageraram um pouco. Nao gostei da mistura de lupulos usados. Os sabores ficaram meio conflitantes e faltou algum malte pra balancear.
Teor Alcoolico: 6.8%

Notas:


Aparencia: 7/10
Aroma: 6/10
Sabor: 6/10
Sensacao: 6/10
Conjunto: 6/10


Total: 6.2

Blast! IPA:



A Blast! e' uma double IPA de edicao limitada e estava disponivel no bar da fabrica.
Ela leva 5 pounds de lupulo por barril de cerveja. Ja que a Brooklyn Brewery esta' geograficamente mais ou menos entre as areas produtoras de lupulo no noroeste dos EUA (estado de Washington) e  a Inglaterra, foram usados oito tipos de lupulos, quatro de cada regiao:
Americanos: Ahtanum, Cascade, Willamette e Palisade.
Ingleses: East Kent Golding, Northdown, Challenger, Fuggle.

Coloracao amarelo-escura / avermelhada, levemente turva, com fina espuma branca que persiste bem.
Aroma intenso e fresco de carater citrico, laranja, manga, abacaxi, grapefruit e um pouco de terra.
Sabor comeca azedo-doce, citrico, herbal e pinhal, porem nao tao citrico como o aroma. Presenca importante do malte caramelo e um pouco de melaco bastante doce no meio do gole. Notas apimentadas no retrogosto. Final abrupto e seco, pouco amargo em comparacao a outras cervejas do mesmo estilo.
Corpo medio, carbonatacao moderada / alta e presenca do alcool no final do gole.
Teor Alcoolico: 8.2%

Notas:


Aparencia: 7/10
Aroma: 8/10
Sabor: 8.5/10
Sensacao: 8/10
Conjunto: 8/10


Total: 7.9







Buzz Bomb Ale (Braggott):





A Buzzbomb na verdade e' uma bebida hibrida entre cerveja e Braggott, este ultimo que por definicao tem mais da metade do seu acucar fermentado proveniente do mel. Na verdade  acho que podemos chama-la de uma Honey ale porque foram usados cerca 25% de acucares fermentados provenientes do mel. 
A ideia da bebida veio apos o cervejeiro da BB descobrir que dois irmaos vendiam em um mercado local, um mead (hidromel) feito com mel de flores silvestres proveniente da mesma fazenda e regiao (Tremblay Farms) de onde vem o malte usado para as cervejas da Brooklyn. O mead chamava-se Brooklyn Buzz (onomatopeia do som das abelhas!). Alem do malte e do mel, houve adicao de um pouco de lupulo e de cascas de laranja. Fermento belga.


                                              

Coloracao amarelo clara, palida e totalmente turva. Fina camada de espuma branca, poderia ser maior.
Aroma bastante floral, frutado, com presenca de malte e um toque de laranja.
Sabor dominado por fortes notas fenolicas e frutadas do fermento belga. Em segundo plano nota-se os maltes, um pouco do mel e laranja/limao. Final apimentado e spicy (coentro?). Lupulo pouco perceptivel. Nao sinto o alcool.
Corpo mediano e carbonatacao baixa. Drinkability moderado.
Gostei da experiencia. Interessante e' que o fermento degradou quase todo o mel dando um carater muito mais fenolico do que doce a essa cerveja.
Teor Alcoolico: 8.0%

Notas:

Aparencia: 6.5/10
Aroma: 8/10
Sabor: 8/10
Sensacao: 7/10
Conjunto: 7/10

Total: 7.3



Brooklyner-Schneider Hopfen Weisse:




Essa e' uma Pale Weizenbock colaborativa feita em conjunto pelos amigos Garrett Oliver (da Brooklyn Brewery) e Hans-Peter Dressler, cervejeiro da Schneider (Alemanha). Foram feitas duas versoes diferentes, cada uma com os lupulos locais para enfatizar as diferencas regionais das cervejarias. A versao da Brooklyn que eu tomei foi dry-hopada com Amarillo e Palisades. O fermento usado e' da Schneider.
Coloracao amarelo alaranjada, palida, turva, com colarinho branco gigante de otima persistencia.
Aroma de grao, malte, pao com forte presenca das notas pinhais e citricas do lupulo. Um pouco de cravo e banana tambem (do fermento).
Sabor dominado por notas de malte trigo, pao, biscoito, alem de cravo e esteres de banana, provenientes do fermento alemao. O lupulo vem um pouco a tona no final entretanto sua presenca e' secundaria. Alcool levemente presente.
A melhor parte dessa cerveja e' o seu mouthfeel extremamente agradavel, com corpo mediano e carbonatacao alta e final seco. Aftertaste citrico com toques amargos e apimentados.
Uma baita cerveja bem feita com alto drinkability apesar do teor alcoolico de 8.5%.

Notas:


Aparencia: 9/10
Aroma: 8/10
Sabor: 8/10
Sensacao: 10/10
Conjunto: 8.5/10


Total: 8.1




Pennant Ale '55:




A Pennant Ale '55 e' uma Pale Ale bem maltada (Maris Otter escoces entre outros) e feita em homenagem ao time de baseball do Brooklyn Dodgers, campeao da MLB em 1955. Pennant em ingles quer dizer flamula, aquelas bandeiras tipicas dos times americanos, e no baseball quando um time e' campeao de sua conferencia, tem uma flamula erguida com seu simbolo ate' o proximo ano.


Coloracao marrom clara/avermelhada, cristalina, com espuma bege e carbonatacao moderada.
Aroma de grao, malte torrado, caramelo e biscoito. Um pouco de nozes tambem.
Sabor novamente dominado pelo malte, seguindo o aroma. Muito biscoito, caramelo torrado, nozes e um pouco de manteiga. No final aparece um pouco do lupulo de forma meio apimentada e com um aftertaste amargo e discretamente citrico, mas bem de leve.
Corpo mediano/light com alta carbonatacao. Final macio. Drinkability alto.
Realmente essa cerveja lembra bastante as pale ales inglesas a nao ser pela alta carbonatacao, que nao e' a regra nas inglesas. Mesmo assim da uma otima "session beer", da pra tomar um six-pack facilmente.
Teor Alcoolico: 5.2%

Notas:


Aparencia: 8/10
Aroma: 6.5/10
Sabor: 6.5/10
Sensacao: 6/10
Conjunto: 7/10


Total: 6.8


Ainda levei pra casa uma Sorachi Ace (garrafona de 750 ml arrolhada) pela bagatela de 10 dolares. Quando eu bebe-la eu posto aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário