quarta-feira, 10 de março de 2010

Stone Ruination IPA



Um poema liquido dedicado a gloria do lupulo!
Com esse subtitulo da pra esperar coisas boas dessa cerveja, que e' a mais lupulada da Stone Brewing, de Escondido California. Num post futuro falarei mais sobre a Stone, que e' provavelmente a cervejaria mais bonita dos EUA.
A Ruination tem esse nome devido ao seu efeito no paladar. Os lupulos usados (em graaandes quantidades) sao o Columbus e o Centennial. Esta escrito na garrafa que os IBUs ( http://en.wikipedia.org/wiki/International_Bitterness_Units_scale) passam de 100, que e' o maximo detectavel pelo paladar humano.





Coloracao amarelo-alaranjada,  levemente opaca (essa nao deve ser filtrada). Forma espuma branca densa e persistente.
O aroma, como era de se esperar, denota muito lupulo, floral e citrico, relativamente seco, nao sinto o cheiro de malte.
O sabor e' uma bomba. Chega ate a ser meio desagradavel no comeco mas como bom hophead que sou,  acabo gostando. O que da pra perceber e' um extremo sabor do lupulo e nada de malte pra contrabalancear. Entao ela comeca um pouquinho floral e piney, seguida de um amargor quase que insuportavel (se voce nao gosta de cervejas amargas, essa nao e' pra voce!) com final seco e abrupto. Lembrou uma cerveja que meus amigos fizeram em Ribeirao Preto que ficou tao amarga que eles jogaram a leva inteira fora, achando que ninguem iria beber.
O nome vem bem a calhar. Essa cerveja e' ideal pra quem estiver comendo algo de sabor forte porque com um gole da Ruination qualquer sabor residual na sua boca e' desintegrado. Suas papilas gustativas ficam ate meio atenuadas.
O corpo medio, levemente espessa e com carbonatacao ideal: o suficiente pra ser facil de beber, mas nem tanto pra atacar o palato. Alcool nao detectavel pela avalanche de lupulo.
No geral uma cerveja unica, bastante desequilibrada e provavelmente a mais amarga que eu ja tomei....realmente nao e' pra qualquer um (mas se voce esta lendo esse blog, provavelmente vai gostar).
Teor Alcoolico: 7,7%
Preco: 7,99 $ (na loja).



Notas:


Aparencia: 8/10
Aroma: 8/10
Sabor: 7/10
Sensacao: 7/10
Conjunto: 7/10


Total: 7,4

2 comentários:

  1. Posta também umas fotos dos "butecos" de cerveja daí.....

    ResponderExcluir
  2. Oi, Paulo!

    O Conselho tá rolando aqui e estamos sentindo sua falta!
    VOLTA LOGO!!!
    Abraços do Conselho!

    ResponderExcluir