sexta-feira, 26 de março de 2010

Sierra Nevada - Pale Ale

Provavelmente uma das mais importantes cervejas americanas, e com certeza a mais classica pale ale encontrada por aqui.
Tendo essa cerveja como modelo, a Sierra Nevada Brewing Co. entrou no mapa da microcervejarias americanas no final da decada de 80. Ela ja ganhou o GABF 7 vezes em tres categorias diferentes.
Com 5.6% de alcool e "apenas" 37 IBUs,  leva em sua composicao o lupulo da variedade Cascade. A Sierra Nevada faz questao de plantar alguns dos lupulos utilizados em sua cerveja nos terrenos ao redor da propria cervejaria em Chico na California. O Rotulo e' magnifico:



Outra coisa que com certeza faz a diferenca e' o fato de eles usarem folhas reais de lupulo, ao inves dos pellets (forma industrializada e compactada da planta) utilizados pela maioria das cervejarias no mundo:

Folhas de diferents lupulos (acima) e os pellets (abaixo)

A Pale Ale tem coloracao dourada-escura/ambar-clara, minimamente translucida, com epuma cremosa e boa retencao, formando aneis ao redor do copo durante o consumo.
Aroma floral e citrico, com presenca tambem do malte.
No inicio o amargor do lupulo parece dominar, mas logo e' perfeitamente contrabalanceado pelo dulcor do malte, progredindo no final para os esteres citricos do Cascade. Final bastante seco e nao persistente.
Drinkability otimo e refrescante, ideal para dias quentes. Tomei esta em uma tarde ensolarada no primeiro dia da primavera!
No geral uma otima e muito versatil cerveja.
 E' muito comum encontra-la em qualquer bar ou restaurante nos EUA e quando a duvida cruel de o que beber bate, esta classica cerveja e' sempre uma boa pedida, nao importa o clima, o local ou a comida consumida. 
Teor Alcoolico: 5.6%
Preco: $5.00 (no bar)

Notas:

Aparencia: 8/10
Aroma: 8/10
Sabor: 8/10
Sensacao: 8/10
Conjunto: 8/10

Total: 8

PS - O proximo post sera' uma verdadeira experiencia Lupulistica! Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário