domingo, 3 de julho de 2011

Mais da cervejaria mais maluca dos EUA - Pretty Things, parte 3 de 3 - St. Botolph's Town


Finalizando a serie de 3 posts sobre a Pretty Things Beer and Ale Project, temos a Saint Botolph's Town, uma "Rustic Dark Ale" que segundo a propria cervejaria nao se encaixa em nenhum estilo muito definido

A ideia da receita foi fortemente inspirada pelas cervejas strong ales bem maltadas da regiao de Yorkshire (terra natal de Dann e Martha). Alguns exemplos comerciais citados por ele sao a Theakston's Old Peculier, Robinson's Old Tom, Samuel Smith's Yorkshire Stingo e a Daleside Morroco Ale - esta ultima eu tive o prazer de tomar em um pub Londrino ha mais ou menos um ano (obviamente sem saber da relacao com a Pretty Things):




Acima, algumas das cervejas inglesas que inspiraram a Saint Botolph's Town

Seguindo a tradicao de Yorkshire, foi usado como base o malte da maltaria artesanal Thomas Fawcett & Sons assim como aveia maltada e trigo torrado. Alem disso, a cerveja ainda leva a adicao de 4 tipos de acucares adjuvantes para ajudar na coloracao e no sabor. A brassagem tambem foi feita com tecnicas celebres do velho mundo, como e' o caso do Decoction Mashing, pratica de retirar parte do mosto, ferve-lo separadamente e readiciona-lo ao mosto original, tudo isso para realcar as caracteristicas do malte bem como para lhe conferir um aspecto envelhecido.
A fermentacao, tambem segundo a tradicao Yorkshireana, e' feita em tanques abertos. Foram usadas duas cepas combinadas - uma de estilo ingles e outra belga (ai sim o protocolo foi quebrado) para conferir um final mais rustico.


O nome da cerveja vem como uma homenagem a Boston, MA - cidade onde Dann vive atualmente. O que pouca gente sabe e' que a Boston original fica na regiao de Linconshire,  cerca de 200 Km ao norte de Londres, na costa leste da Inglaterra. Foi de la que vieram alguns puritanos que acabaram fundando a cidade que hoje e' uma das maiores dos EUA.
O nome Boston na verdade e' uma abreviacao para "Botolph's Town" ou Botolph's Stone" devido a uma igreja na cidade que tem uma torre de 83 metros de altura, apelidade carinhosamente de "The Stump".
Botolph ou Botwulf foi um monge e santo que viveu ao redor de 600 depois de cristo e e' padroeiro dos viajantes. Sua festa e' comemorada todo ano na Inglaterra no dia 17 de junho.

Saint Botolph, padroeiro dos viajantes e inspiracao para o nome de Boston

Na foto, Dann Paquette com a cerveja em uma pedra que simboliza o local de 
um discurso feito por Saint Botolph no ano de 675.

Saint Botolph's Town


Coloracao marrom escura, quase opaca, com tons avermelhados quando olhada contra a luz. Forma colarinho marrom bem claro de uns 2 dedos que persiste por muito tempo (segundo o pessoal da cervejaria eles cronometraram que a espuma perdura por mais de 10 minutos). Retencao nas laterais e' boa tambem. Linda cerveja.

Aroma suave de malte torrado, nozes, chocolate e cafe'. Um pouquinho de alcool se faz presente.

Sabor incial bem doce, com muito malte torrado, melaco, mel, caramelo e toffee. Tem bem menos notas de cafe do que no aroma. No meio do gole aparece um pouco de amargor de lupulo que da uma cortada boa no doce do comeco. O final e' longo e persistente, com aftertaste mais pro torrado/amargo.

Mouthfeel melado e corpo medio a alto, mas sem aquela sensacao pesada na gargante e no estomago, pois o alcool e' inexistente (engracado e' que da pra sentir um pouco no aroma). A carbonatacao e' bem alta.

No geral uma strong ale explosiva! Muito saborosa e complexa e melhor do que a grande maioria. Geralmente a gente fica impressionado quando uma cerveja bem maltada esconde o seu alto teor alcoolico. Com essa cerveja acontece o oposto. O que surpreende e' que o teor alcoolico seja tao baixo para o tanto de malte perceptivel. Sera que a levedura nao deu conta e deixou muito acucar residual ou sera que foi intencional? De qualquer maneira nao vejo isso como um defeito. Gostei da Saint Botolph's Town e recomendo pra quem goste de bombas de malte.

Teor Alcoolico: 5.9%
Preco: US$ 6.50 na loja


Notas:

Aparencia: 9.5/10
Aroma: 7/10
Sabor: 8.5/10
Sensacao: 7/10
Conjunto: 8/10

Total: 8.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário