segunda-feira, 25 de julho de 2011

Three Floyds / Dogfish Head - Poppaskull


 

Na minha visita a cervejaria Three Floyds no final do ano passado (http://cervejasamericanas.blogspot.com/2011/03/visita-three-floyds.html) pude comprar essa cerveja rara, uma colaboracao entre a propria e a Dogfish Head.
A primeira cerveja de colaboracao entre as duas cervejarias se chamava Popskull, e foi feita em Indiana, na cozinha da 3F. Era uma lager escura de alta gravidade que tinha sido maturada com pedacos de madeira Palo Santo (usada em uma das cervejas da DFH, a Palo Santo Marron).
Ja a Poppaskull, a segunda colaboracao, foi feita nas dependencias da cervejaria de Delaware e lancada para o mercado em novembro de 2010. E' uma strong golden ale que leva adicao de cardamomo e e' fermentada com uma levedura belga de alto poder de fermentacao. Um terco de seu volume foi entao maturado por 6 meses em barris de carvalho que continham brandy e readicionado aos outros dois tercos antes do engarrafamento, este feito em garrafas de 750 ml.




Coloracao amarelo-dourada com notas amarronzadas, lembrando mel silvestre. Transparencia levemente turva. O colarinho e' branco com espessura de 1 dedo e tem boa persistencia e retencao no copo.

Aroma muito intenso e temperado. Muitas coisas misturadas aqui mas o cardamomo sem duvida domina.  Em segundo plano um pouco de malte, laranja, grapefruit e esteres de fermento belga, com notas frutadas e apimentadas.

O sabor se inicia bastante doce com malte e notas de mel, progredindo entao para o cardamomo, laranja e toques de limao. Finaliza bastante seco e spicy com os compostos de fermento belga associados a um amargor moderado. O alcool e' bem perceptivel no palato. Aftertaste continua com o cardamomo e as especiarias.

O corpo e' mediano e a carbonatacao extremamente alta, lembrando champagne e contrabalanceando um pouco a percepcao do alcool. Drinkability mediano.

Seu principal problema foi o uso excessivo do cardamomo que dominou muito o sabor (cervejas com especiarias tem resultados sabidamente imprevisiveis, e por esta ter sido apenas uma leva - edicao limitada - as falhas acontecem sem poder ser corrigidas com a boa e velha tentativa e erro). Tambem nao consegui perceber nada do carvalho ou do brandy.

No geral, novamente uma cerveja interessante vinda dessas duas inovadoras micro-cervejarias americanas (nano no caso da 3F). Me lembrou em muitos momentos uma Duvel com especiarias. Nao e' nem de longe uma obra prima mas valeu a experiencia.

Teor Alcoolico: 9.5%
Preco: US$ 15.00 a garrafa de 750 ml.


Notas:


Aparencia: 8.5/10
Aroma: 8/10
Sabor: 8/10
Sensacao: 7/10
Conjunto: 7.5/10


Total: 7.8

Nenhum comentário:

Postar um comentário