terça-feira, 19 de julho de 2011

Southern Tier - Pale

A cervejaria Southern Tier de Lakewood NY ja passou varias vezes aqui no blog, principalmente com as suas Stouts. E' uma cervejaria de primeira, sem duvida uma de minhas favoritas, e produz a MELHOR Pumpkin Ale do planeta, a Pumpking.

Um tempo atras eu tomei a Pale, que e' o nome da American Pale Ale deles. Tomei ela on tap, fresquinha em um happy hour em Washington. Como o rotulo abaixo diz, e' feita com dois tipos de malte e duas variedades de lupulos (nao consegui descobrir quais, mas provavelmente Cascade, Simcoe, Amarillo ou Centennial). Aqui vao minhas impressoes:


No copo tem uma aparencia extremamente clara, dourada e cristalina, com minimos hints avermelhados. Esperaria que fosse mais escura e turva...essa aqui lembrou a cor de uma Helles lager. O colarinho e' cremoso e branco como marfim, deixando retencao do tipo "teia de aranha" no copo. Apetitosa.

O aroma inicial e' de cereal, graos e um pouco de caramelo. Logo e' sobrepujado por notas intensas de citrico, limao e grapefruit que dominam completamente o malte.

O sabor novamente se inicia com malte, pao e graos e logo e' dominado pelos lupulos extremamente citricos com notas de grapefruit e tangerina. Tambem percebo mais pro final varios gostos bem frescos de grama e capim recem cortados apos uma chuva noturna. O amargor e' alto para o estilo porem baixo para o meu paladar. Final seco como deve ser. No balanco malte x lupulo o segundo ganha a "batalha".

Corpo medio a alto para o estilo (ela flerta com a designacao de IPA) acompanhado de um mouthfeel e drinkability absurdos. Tomei um copo de 400 ml em menos de 10 minutos brincando. A carbonatacao tambem e' de media a baixa. Visto o enorme e delicioso sabor, o alcool some  na cerveja que aparenta ter uns 3.5% abv ao inves dos 6.1%.

No geral e' uma deliciosa, saborosa e refrescante cerveja que tem GOSTO de cerveja e nao de agua. Cervejas do tipo American Pale Ale ainda nao sao feitas no Brasil (zero representantes na ultima Brasil Brau!) e eu nao sei bem o porque - na minha opiniao e' talvez o estilo que mais facilmente poderia "converter" os bebedores de light american lagers para o mercado das cervejas especiais.
E a Pale da Southern Tier e' um dos melhores exemplos desse estilo que eu ja tomei. Acho-a ainda melhor que a Sierra Nevada Pale, quase chegando no nivel da Three Floyds Alpha King, essa sim a melhor do mundo no estilo.

Teor Alcoolico: 6.1%


Notas:


Aparencia: 8.5/10
Aroma: 8/10
Sabor: 8.5/10
Sensacao: 9/10
Conjunto/Estilo: 9/10


Total: 8.6

Nenhum comentário:

Postar um comentário