segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Stillwater Artisanal Ales - Cellar Door

A Stillwater Artisanal ales e', como a Pretty Things Beer and Ale Project, uma cervejaria Gipsy mais ou menos baseada em Baltimore, pertinho de Washington.


O dono e unico funcionario, Brian Strumke e' considerado um visionario e ganhou do Ratebeer o titulo de segunda melhor nova cervejaria do mundo - agora em 2011.  Assim como os dinamarqueses da Mikkeller, ele vai de cervejaria em cervejaria "alugando" tanques vazios e faz suas proprias receitas em quantidades pequenas. Sua inspiracao sao os estilos belgas - inclusive tendo produzido algumas de suas cervejas naquele pais. Devido a sua "capacidade" volumetrica reduzida, Strumke ousa bastante em suas receitas, que muitas vezes fogem aos estilos tradicionais, com abuso na adicao de especiarias e de ingredientes peculiares, como flores.

Cheguei a tomar algumas de suas cervejas la nos EUA e gostei muito. Elas sao bem aromaticas, inovadoras e vao muito bem no pareamento com a alta cozinha.


Cellar Door

Considerada por muitos estudiosos como a expressao foneticamente mais bonita da lingua inglesa (Se voce assistiu o filme Donnie Darko deve-se lembrar dessa historia), Cellar Door (porta do celeiro) da o nome para uma Saison da Stilwater.
Brian quis uma cerveja bela e "clean" para inaugurar sua linha de cervejas de verao, portanto mais leves e com maior drinkability do que suas parceiras sazonais de inverno. Mas apesar de mais leve, ele nao quis que ela perdesse em complexidade. Portanto fez sua receita com maltes pale e trigo alemaes, lupulou-a com um blend de Citra e Sterling e a terminou de temperar com salvia branca. Tudo isso foi entao fermentado por sua levedura de saison para um final bem seco.



Coloracao dourada escura e levemente turva. Apresenta espuma cremosa que persiste por pouco tempo, mas com boa retencao no copo.

Aroma interessantissimo altamente derivado do fermento e especiarias. Muitas notas citricas, apimentadas, erva cidreira, salvia, alecrim e um pouco de madeira.

O sabor inicial e'  um frutado refrescante e levemente azedo/citrico, com notas de uvas verdes, grapefruit, pera e maca-verde. Segue com mais fenols de fermento e especiarias que dominavam o aroma: salvia, alecrim e coentro. Termina entao um pouco mais adocicada com notas de pao e biscoito vindas dos maltes. Lupulos citricos americanos sao pouco perceptiveis e as especiarias continuam no aftertaste para contrabalancear o dulcor.

O mouthfeel e' bem seco, com baixo corpo e alta carbonatacao.

No geral uma boa e complexa Saison, um dos estilos mais abertos a interpretacao de seus criadores. Essa aqui e' um dos melhores exemplos norte americanos que eu tomei (inclusive melhor e mais equilibrada que a Saison du Buff - http://cervejasamericanas.blogspot.com/2010/09/saison-du-buff.html).

Nao chega a ter aquela deliciosa pegada de fermentacao selvagem presente em alguns exemplares do estilo, porem a boa combinacao de lupulos e especiarias substituem o funky selvagem primorosamente. Queria ter mais acesso a cervejas como essa por essas bandas.

Teor Alcoolico: 6.6%
Preco: US$ 7.00 a taca, no bar.


Notas:


Aparencia: 8/10
Aroma: 8/10
Sabor: 9/10
Sensacao: 8.5/10
Conjunto: 9/10


Total: 8.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário