domingo, 19 de setembro de 2010

Saison du Buff

A industria micro-cervejeira norte-americana cresceu e chegou onde esta' hoje devido a grande qualidade de seus produtos, devido ao espirito inovador e destemido de suas criacoes, e acima de tudo, devido a grande camaradagem entre as cervejarias ditas "rivais".

A mais nova prova disso e' essa Saison du Buff, uma cerveja comemorativa feita em conjunto pela Dogfish Head, Stone Brewing e Victory Brewing.



Em 2003, os donos e fundadores dessas cervejarias, Sam (DFH), Greg (Stone) e Bill (Victory) criaram a BUFF alliance (Brewers United for the Freedom of Flavor - Cervejeiros unidos pela liberdade de sabor) para justamente enaltecer a camaradagem e a paixao cervejistica da nova escola americana.





Mas foi so' esse ano que essa alianca se concretizou em uma cerveja de verdade. Entao criou-se a Saison du Buff, uma Saison (estilo belga antigo) feita com salsa, salvia, alecrim e tomilho com cerca de 6% de alcool. A mesma receita foi feita no comeco do ano na Stone e agora em julho aqui na DFH e na Victory (inclusive foi no mesmo final de semana do Savor e do Lupulin Reunuless - (http://cervejasamericanas.blogspot.com/2010/07/lupulin-reunuless-brickskeller.html). O resultado foram tres levas da mesma cerveja que foram comercializadas e rotuladas separadamente.

Abaixo um video do Sam vestido de policial e provando a primeira versao dessa cerveja (da leva feita na Stone):



Enfim, ja tinha lido sobre a Saison do Buff e outro dia estava despretensiosamente em um bar/balada a noite com alguns amigos quando vi a Saison du Buff on tap! Pedi a minha e anotei as impressoes (Versao da Dogfish Head):

Coloracao amarelo clara, discretamente palida e minimamente turva. Espuma branca abundante com boa retencao.
O aroma e' altamente complexo e diferente do usual, por isso um pouco dificil de definir. Com certeza o principal contribuinte no aroma sao os compostos futados e fenolicos derivados da fermentacao. Alem disso noto muita presenca dos temperos dessa cerveja que lembra Herbs de Provence no nariz.
O sabor inicia-se com o malte basico/pao com os temperos logo entrando em cena. Nao sei definir ao certo qual das ervas e' a que mais sobressai (meu paladar nao e' suficientemente agucado) mas descreveria como um sabor herbal, verde e refrescante, que faz a boca salivar. Diferentemente do aroma, as notas do fermento ficaram escondidas debaixo dos temperos.
O corpo e' light e a carbonatacao e' alta, sendo bem facil de tomar.
Como uma boa Saison essa cerveja e' simples no malte e bem refrescante. A presenca dos temperos e' sem duvida um pouco forte demais para o estilo (no caso nem sempre mais e' melhor) o que acabou matando a complexidade e os sabores do fermento. Ainda assim e' uma cerveja extremamente interessante que deve ser procurada e apreciada.
Teor Alcoolico: 6.8%
Preco: US$ 8.00 o pint, no bar.


Notas:

Aparencia: 8/10
Aroma: 9/10
Sabor: 7/10
Sensacao: 7.5/10
Conjunto: 8/10

Total: 7.9


Em tempo, aqui vai a Victory Saison du Buff:



Achei outro dia na liquor store a versao da Saison du Buff feita pela Victory Brewing. Com sorte, devo conseguir tambem a versao da Stone na semana que vem para fechar o circulo.




Coloracao amarelo clara, translucida, com pequena quantidade de espuma branca que abaixa e persiste apenas como um escasso anel ao redor do copo.
O aroma sensacional e intenso de especiarias, principalmente o alecrim. Nota-se tambem notas frutadas e florais do fermento. Em segundo plano, o malte.
O sabor comeca com o malte/grao/pao nada doce. Em seguida vem um forte e muito bem inserido gosto de especiarias com predominio do alecrim segundo o meu (nao tao agucado) paladar. Percebo novamente o sabor das Herbs de Provence. No final notas spicy/apimentadas seguidas de um amargor agradavel que eu acredito que seja proveniente dos lupulos. O aftertaste e' prolongado deixando um gosto persistente de ervas e lupulo na boca, o que me faz imaginar como essa cerveja cairia bem com um cordeiro/carneiro ou outra carne de gosto forte.
O corpo e' light e a carbonatacao alta, assim como o drinkability e a refrescancia. Senti o alcool um pouco mais nessa versao.
Talvez seja porque eu estou tomando essa cerveja com calma em casa e apreciando melhor sua complexidade mas achei ela um pouco melhor que a versao da Dogfish Head.
Teor Alcoolico: 6.8%
Preco: US$ 3.99, na loja




Notas:

Aparencia: 8/10
Aroma: 9/10
Sabor: 8/10
Sensacao: 8/10
Conjunto: 8/10

Total: 8.2

Em tempo (2) - Achei a versao da Stone na degustacao dessa cervejaria aqui em Washington:


Coloracao amarelo escura e translucida, com pouca espuma branca de moderada persistencia. Pelo menos no meu copo (e' claro que estava escuro no bar) deu a impressao de ser um pouco mais escura que as outras. Fiquei ate' com o pe' atras se era a mesma cerveja, mas o aroma e sabor sao inconfundiveis.
Aroma parecido com as outras versoes com especiarias em primeiro plano. Achei o alcool um pouco mais perceptivel nela do que nas outras.
Sabor tambem um pouco diferente. E' sem duvida dificil tentar compara-las assim sem toma-las lado a lado, mas dessa vez eu fiquei com a nitida impressao de sentir mais malte caramelo contra-balanceando o alecrim, e outras especiarias.
Corpo light e carbonatacao alta. Com o mesmo aftertaste herbal prolongado.
No geral essa foi a minha versao preferida das tres, justamente porque o malte sobressaiu um pouco mais deixando-a menos extrema.
Teor Alcoolico: 6.8%


Notas:

Aparencia: 8/10
Aroma: 9/10
Sabor: 8/10
Sensacao: 8.5/10
Conjunto: 8/10

Total: 8.3

Nenhum comentário:

Postar um comentário