quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Stouts da Victory

Com o inverno chegando a vontade de provar novas Stouts vai aumentando. E' um estilo que eu adoro e sempre que vejo nos bares fico com agua na boca. Preparem-se para muitas delas por aqui nos proximos meses. Aqui vao duas da Victory Brewing que eu tomei recentemente, a Storm King (uma Imperial Stout) e a Donnybrook (uma Irish Dry-Stout):

Victory Storm King Stout:


Coloracao negra e opaca, com espuma marrom-clara que desce rapidamente com boa retencao nos lados do copo. Ao "rodar" a cerveja no copo percebe-se sua consitencia oleosa.
Aroma nao tao forte como o esperado, talvez por ter sido servida em uma temperatura muito baixa.  Tem agradaveis notas de malte escuro e cafe' torrado alem de, para minha surpresa, um pouco de lupulo. Aroma bom, porem nao tao complexo.
O sabor ja e' bem mais intenso com forte caracteristica de malte tostado, melaco, nozes, cafe'. O final do gole e' amargo e seco com aftertaste persistente, porem mais devido ao malte torrado do que aos lupulos, que nao aparecem tanto aqui como no aroma.
O Mouthfeel e' cheio e potente e o corpo e' medio a pesado (ja bebi imperial stouts mais encorpadas que essa). O alcool se faz perceptivel de maneira adequada, esquentando toda a garganta apos o gole. A carbonatacao e' alta com finas bolhas que chegam ate' a atacar o palato deixando-o meio adormecido. Poderia ser menos carbonatada (imagino se foi a pressao da propria chopeira).
Drinkabilty e' mais alto por nao ser tao pesada quanto outras do mesmo estilo. Em contrapartida ela nao e' tao cremosa e complexa.
Outra bela e solida cerveja da Victory, mas com certeza nao e' a melhor Imperial Stout que eu ja tomei.
Teor Alcoolico: 9.1%
Preco: US $ 6.00 no bar.


Notas:


Aparencia: 7.5/10
Aroma: 7/10
Sabor: 8.5/10
Sensacao: 8/10
Conjunto: 8/10


Total: 7.8



Victory Donnybrook Stout


Essa cerveja foi feita em 2009 para um Pub Irlandes da Philadelphia no St. Patricks Day. Baseada na receita da Guinness, a Donnybrook e' portanto uma Irish dry-stout cremosa com baixo teor alcoolico. A ideia era atrair consumidores com um produto fresco ao inves do barril importado da irlanda que muitas vezes demora pra chegar de navio e fica armazenado por algum tempo em armazens.

Coloracao marrom escura / negra, opaca, com colarinho bege cremoso de boa retencao, nao tao bonita quanto a Guinness (talvez a cerveja mais bonita do mundo), mas nada mal.
Aroma leve de malte torrado e um pouco de chocolate. Nada muito complexo.
O sabor comeca bem suave e amargo com malte torrado, chocolate, pitadas de cafe e um pouco de creme.
O mouthfeel e' cremoso e o final e' bem seco, proprios do estilo.
Corpo light, bem aguada, com carbonatacao media a baixa. Drinkability altissimo.
Muito parecida com a Guinness, devo dizer que eu teria dificuldade em separa-las num teste cego. Uma otima opcao americana para a classica cerveja irlandesa.
Teor Alcoolico: 3.7%
Preco: US$ 5.00 no bar.




Notas:

Aparencia: 8/10
Aroma: 6/10
Sabor: 7/10
Sensacao: 8/10
Conjunto: 7/10

Total: 7.2



Nenhum comentário:

Postar um comentário