terça-feira, 21 de setembro de 2010

GABF 2010! Tem uma medalha de ouro aqui.



Nesse ultimo final de semana aconteceu o maior festival de cervejas do mundo, O Great American Beer Festival - Festival/Competicao so' de cervejas americanas que acontece todo ano em Denver Colorado.



Nao, infelizmente nao pude ir esse ano (quem sabe no futuro?).

No link abaixo voce pode conferir as cervejas e cervejarias premiadas nas mais diversas categorias.

http://www.greatamericanbeerfestival.com/the-competition/winners/

Destaques:

-Firestone Walker que dominou as categorias lupuladas,
-Cervejarias do sul da california foram a regiao mais premiada, com 14 medalhas de um total de 237
-o Brewpub Pizza Port Carlsbad de San Diego foi o grande campeao com 6 medalhas, alem do bicampeonato no Best Large Brewpub of the Year.
-Mad River brewing company ganhou como a melhor micro-cervejaria do ano (a Flying Dog ganhou ano passado).


Algumas cervejas que passaram esse ano aqui pelo blog foram premiadas! Aqui vao elas:

- Pyramid Apricot Ale, medalha de prata na categoria 3, Fruit Beers (essa cerveja e' bem mediana, nao sei como ganhou medalha).
- Troegs Hop Back Amber Ale, medalha de prata na categoria 49, American-Style Amber/Red Ale.
- New Belgium Eric's Ale, medalha de prata na categoria 16, American-Style Sour Ale.
- Bells Expedition Stout 1995, medalha de bronze na categoria 21, Aged Beer.
- Ommegang Three Philosophers, medalha de bronze na categoria 67, Belgian-Style Abbey Ale.

Por fim, comprei hoje uma garrafa da grande campea na categoria 79, Barley Wine-Style Ale, a Flying Mouflan, da Troegs Brewing, uma das minhas cervejarias preferidas!


A grande vencedora do GABF 2010! Feita com maltes Euro Pils, Vienna, Munich, Dark Crystal (alem de Candy Sugar). Lupulos Warrior, Chinook e Simcoe. Hopback (dispositivo de passagem da caldeira para o fermentador, uma especie de filtro de lupulo) com folhas de Nugget (!) e Simcoe.
Segundo a Troegs essa cerveja na verdade sao duas cervejas diferentes. Uma atual e outra no Futuro! Isso se voce conseguir guarda-la por pelo menos 4 meses em um lugar escuro com uma temperatura de 10 graus celcius teoricamente os lupulos e o alcool se atenuam e a cerveja fica diferente. Quem sabe eu tento fazer isso com a proxima garrafa? Essa aqui e' a versao "fresca":



Coloracao marrom escura com alguns tons avermelhados na periferia. Densa e opaca. A espuma e' marrom clara e cremosa, mas desce apos uns 30 segundos mantendo a retencao no copo ate o final do consumo.
Aroma intenso! So' de abrir a garrafa ja da pra sentir. O astro aqui de cara e' o lupulo citrico mas de uma maneira diferente porque apesar de ser perceptivel ele esta' misturado com aromas doces de malte caramelo e melaco. Nota-se tambem frutas escuras, toffee e mel silvestre. No final notas de alcool pinicam o nariz.
O sabor comeca bem doce com malte torrado, caramelo e melaco/candy sugar. Ai na hora que vai comecar a ficar enjoativo entra uma bomba de lupulo citrico (laranja!) que envolve e arredonda todo aquele malte. Nao chega nem a ser amargo devido ao malte. Ja no aftertaste tem um pouco de amargor mas muito discreto. Com o tempo e com o aumento da temperatura notas mais proeminentes de frutas escuras e chocolate vao aparecendo.
Essa e' uma "Big Beer" como se diz aqui nos EUA. A quantidade de malte utilizado deve ter sido absurda e a de lupulo tambem. O corpo e' pesado (porem moderado considerando outras Barley-Wines) e a consistencia e' oleosa. Carbonatacao e' moderada a alta (perfeita diga-se de passagem) elevando bem o drinkability que nao e' a principal caracteristica deste estilo. O alcool esta' la' mas muito bem escondido. Inexplicavelmente ela tambem tem um final seco o que novamente eleva o drinkability.
A frase que esta no rotulo diz tudo: "pense em lupulos mergulhados em candy-sugar e rolados em lascas de chocolate!" Uma cerveja complexa e bem feita! E' a irma bombada da Nugget Nectar! Uma delicia, medalha merecida.
Estou bolando uma visita a Troegs que fica aqui perto, espero que de certo.
Teor Alcoolico: 9.3%
IBUs: 100
Preco: US$ 7.99 a garrafa de 600 ml na loja.

Notas:


Aparencia: 9/10
Aroma: 9/10
Sabor: 10/10
Sensacao: 9.5/10
Conjunto: 9/10


Total: 9.3

Um comentário:

  1. Pizza Port merece. Há um bom tempo que eu venho ouvindo que as cervejas deles são absurdamente boas. Agora tem que ir lá e provar (e trazer umas amostras pro Brasil, hehehe). Fala pra Nicolette mandar umas de aniversário pra vc... :)

    ResponderExcluir