segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Quarry House Tavern - Beer. Burgers. Basement.

Aqui vai mais um post sobre ótimos bares para se tomar cervejas americanas nos EUA. Este aqui é um bem peculiar e fica na região metropolitana de Washington DC, na cidade de Silverspring MD.




A Quarry House Tavern (http://quarryhousetavern.com/) é um mítico pub de porão cuja entrada fica escondida do lado de um restaurante Indiano. Da rua voce só ve um pequeno letreiro e uma parede de madeira bem detonada que esconde uma grade de metal que por sua vez leva a uma escada de 13 degraus para o subsolo. Pouca gente que não é de Silverspring sabe desse lugar, que tem um status cult entre os apreciadores de boas cervejas.


La dentro a atmosfera é no mínimo peculiar: lugar escuro, sujo, com paredes de madeira e teto bem baixo. O cheiro de fritura com cerveja derramada domina o ar viciado que transmite as ondas sonoras do  bom e velho rock and roll. Enfim, um lugar perfeito para se tomar uma cerveja encorpada em um dia frio e cinzento de inverno. E foi o que eu fiz.


Conhecido pela frase Beer. Burgers. Basement esse bar "literalmente underground" se especializa em cervejas e comidas gordas como hamburgueres e frituras, em especial as tater tots (http://en.wikipedia.org/wiki/Tater_tots) bolinhas fritas de batata gratinada que acompanham os lanches.

Mushroom Cheeseburger com side de Tater Tots

A lista de cerveja, como não poderia deixar de ser, é bem interessante com muitas opções (cerca de 300) de garrafas do mundo inteiro. São poucas taps (se não me engano 9, sendo uma de Guinness e o resto de cervejas locais como a Heavy Seas e Flying Dog). Outra coisa boa desse bar é o preço, muito inferior a maioria dos bares similares de Washington. Aqui vão algumas fotos da Beer List que ironicamente é chamada de Beericulum Vitae:



Enfim, é um lugar altamente recomendável para quem estiver nos arredores de Washington DC. Você chega la de metro saindo na estação Silverspring da linha vermelha. Pertinho do bar, vale também a visita a um dos mais importantes cinemas do mundo, o AFI Silver Theater and Cultural Center (http://www.afi.com/SILVER/), que faz parte do American Film Institute.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Sierra Nevada Beer Camp #36: Hopsichord



A Californiana Sierra Nevada Brewing Company, além de produzir deliciosas cervejas de maneira sustentável, contribui com a cultura cervejeira local e proporciona experiencias ímpares aos seus fãs. Prova disso é o concurso anual chamado Beer Camp, em que consumidores são encorajados a fazer um video que convença a cervejaria a convida-los para um o "acampamento da cerveja".


Os ganhadores comparecem a uma visita ultra-exclusiva de dois dias a todas as partes da cervejaria e produzem uma cerveja experimental com a receita totalmente formulada por eles, podendo utilizar todos os mais variados ingredientes - inclusive fermentos, maltes e variedades de lupulos que foram criados experimentalmente no laboratorio, e nunca antes testados no mercado. Além da elaboração e execução supervisionada da receita, os ganhadores decidem o nome e desenvolvem o rotulo do produto. De quebra ainda ganham uma visita guiada pela cidade de Chico com direito a paradas em bares e restaurantes para a confraternização final. Tudo isso está devidamente explicado no sensacional website do concurso, dêem uma olhada: http://sierrabeercamp.com/#/home

Algumas das cervejas produzidas no Beer Camp


Essa receita foi produzida no Beer Camp por nada menos do que 
Tomme Arthur e Jeff Bagby, respectivamente da Port Brewing/Lost Abbey e Pizza Port.

Em visita a Sierra Nevada no final do ano passado, meu irmão Patrick Zanello, mestre-cervejeiro da Cervejaria Colorado de Ribeirão Preto - SP, conseguiu adquirir uma garrafinha da Hopsichord, a cerveja do Beer Camp de numero 36. Foi feita por um grupo de participantes composto exclusivamente por músicos (daí o nome da cerveja). É uma Double American IPA avermelhada com 9.7% de alcool e 80 IBUs, feita com variedades experimentais de lúpulo e cinco tipos de malte.

Esq. para Dir: Ken Grossman (dono e fundador da Sierra Nevada), 
Patrick da Colorado e Steve Dresler (Mestre-Cervejeiro da Sierra Nevada)



Coloração laranja bem escuro com tons marrom-claro, turva. O colarinho é branco e cremoso, mostrando moderada retenção e persistência de espuma.

O aroma é potente e traz malte caramelo e cristal, lupulos resinosos cítricos e pinhais que apresentam um final condimentado.

O sabor inicial é surpreendentemente bem maltado com notas de açúcar queimado, caramelo e castanhas seguidas de boa dose de lupulos cítricos e aromáticos, novamente com carater resinoso e pinhal. O amargor só aparece mais pro final do gole e contra-balanceia bem o dulçor dos maltes.

Seu corpo é pesado e denso, com mouthfeel grudento. O aftertaste é bem lupulado e amargo.

Uma deliciosa e balanceada Double IPA com bastante presença de malte, ao contrario das muitas outras versões californianas do estilo.  Apesar da singular oportunidade de prova-la ainda ficou aquele gostinho de quero mais e a vontade de repetir a dose direto da bica no norte da California.

Teor Alcoolico: 9.7%
IBU: 80
Preço: Priceless



Notas:


Aparência: 7/10
Aroma: 8/10
Sabor: 9/10
Sensação: 8/10
Conjunto: 8/10


Total: 8.0

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Southern Tier Oat

Mais um exemplar da sensacional série "Blackwater" de Stouts  da Southern Tier, a Oat - como o nome sugere - é uma oatmeal stout turbinada.
Leva 4 tipos de malte (2-row, caramelo, chocolate e malte escuro) além da aveia e de cevada em flocos. Tudo isso equilibrado com lupulos willamete e columbus, resultando em uma densa cerveja com graduação alcoolica de 11%. Se você lê o blog sabe que sou fã incondicional dessa cervejaria e quando a vi on tap em Washington, não pude deixar de prova-la.


Coloração negra bem densa e opaca com fino colarinho de cor marrom-clara. A espuma tem moderada persistência e retenção.

Aroma tem notas principais de malte torrado, melaço, aveia/gergelim e notas menores de café e alcool. Apesar de bom, poderia ser mais intenso.

Na boca, o sabor começa com malte escuro torrado, caramelo e melaço. Em menor grau notas de café, chocolate e aveia. Finaliza com bastante dulçor residual que persiste no aftertaste (melaço e caramelo novamente) sendo perceptível o amargor dos lúpulos, porém em intensidade insuficiente para fazer fronte a avalanche de malte e açúcar.

Densa, tem mouthfeel grudento e cheio, com baixo drinkability. O corpo é alto com carbonatação  mediana. A classica sensação de calor após o gole se faz presente e é bem agradavel. Peca um pouco pela falta daquela textura aveludada e sedosa tão característica das boas cervejas feitas com aveia.

No geral, apesar de algumas falhas supracitadas, é ainda uma ótima imperial Stout. Não se destaca tanto no pool comparativo de suas fenomenais irmãs norte-americanas mas faria muito sucesso no Brasil.

Teor Alcoolico: 11%
Preço: US$ 6,00 o calice no bar.


 Notas:


Aparência: 8/10
Aroma: 7/10
Sabor: 8/10
Sensação: 8/10
Conjunto: 8/10


Total: 7.8