segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Southern Tier Oat

Mais um exemplar da sensacional série "Blackwater" de Stouts  da Southern Tier, a Oat - como o nome sugere - é uma oatmeal stout turbinada.
Leva 4 tipos de malte (2-row, caramelo, chocolate e malte escuro) além da aveia e de cevada em flocos. Tudo isso equilibrado com lupulos willamete e columbus, resultando em uma densa cerveja com graduação alcoolica de 11%. Se você lê o blog sabe que sou fã incondicional dessa cervejaria e quando a vi on tap em Washington, não pude deixar de prova-la.


Coloração negra bem densa e opaca com fino colarinho de cor marrom-clara. A espuma tem moderada persistência e retenção.

Aroma tem notas principais de malte torrado, melaço, aveia/gergelim e notas menores de café e alcool. Apesar de bom, poderia ser mais intenso.

Na boca, o sabor começa com malte escuro torrado, caramelo e melaço. Em menor grau notas de café, chocolate e aveia. Finaliza com bastante dulçor residual que persiste no aftertaste (melaço e caramelo novamente) sendo perceptível o amargor dos lúpulos, porém em intensidade insuficiente para fazer fronte a avalanche de malte e açúcar.

Densa, tem mouthfeel grudento e cheio, com baixo drinkability. O corpo é alto com carbonatação  mediana. A classica sensação de calor após o gole se faz presente e é bem agradavel. Peca um pouco pela falta daquela textura aveludada e sedosa tão característica das boas cervejas feitas com aveia.

No geral, apesar de algumas falhas supracitadas, é ainda uma ótima imperial Stout. Não se destaca tanto no pool comparativo de suas fenomenais irmãs norte-americanas mas faria muito sucesso no Brasil.

Teor Alcoolico: 11%
Preço: US$ 6,00 o calice no bar.


 Notas:


Aparência: 8/10
Aroma: 7/10
Sabor: 8/10
Sensação: 8/10
Conjunto: 8/10


Total: 7.8

Nenhum comentário:

Postar um comentário