sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Anchor Christmas Ale 2010

Pegando carona no clima de final de ano, resolvi fazer este post falando da cerveja sazonal de natal da Anchor, a "Our Special Ale" também muitas vezes conhecida simplesmente como Anchor Christmas.


Ela vem sendo produzida por essa classica cervejaria artesanal de São Francisco, California, desde 1975. Todo ano a receita é diferente, porém com algumas particularidades - É sempre uma Winter Warmer (BJCP categoria 21B) escura não muito alcoólica e recheada de especiarias porém com uma boa dose de misterio: Não se fala exatamente quais e quantas especiarias ou maltes foram usados em cada leva. 

Outra coisa que muda todo ano é o rótulo. Obrigatoriamente ele tem uma árvore verde bem no meio, porém o tipo de arvore muda a cada nova receita. A versão de 2010 levou a espécie Ginkgo Biloba e curiosamente foi a primeira vez em 36 anos em que o nome cientifico da arvore não saiu no rotulo. Aconteceu devido a uma proibição pelos orgãos reguladores que ficaram com receio de que isso pudesse levar alguém a acreditar que a cerveja possuísse o remedio de mesmo nome em sua receita. A versão desse ano de 2011 tem a arvore Bristlecone Pine no rotulo.

Todos os 36 rótulos até o de 2010


Consegui essa cerveja como um presente do meu irmão Patrick, que por sua vez a ganhou de um americano em visita a Cervejaria Colorado.  Para melhorar as coisas a cerveja era a versão em garrafa Magnum de 1,5 litros. A tomamos no início de abril de 2011 para comemorar o aniversário do meu pai, portanto cumprindo a sua função festiva e agregando toda a família.

 Com a "belezinha" de 1 Litro e meio!


Aqui vai um video falando dessa cerveja e resumindo bem tudo o que eu escrevi acima: 




Mas vamos a cerveja:




Verte líquido de coloração marrom-escura, quase negra, com raios avermelhados quando olhada contra a luz. O colarinho é cremoso e abundante, de cor beige, persistindo bem por uns 2 minutos até descer para uma densa camada de espuma que fica na superficie. A retenção fica acima da média.

Aroma interessantíssimo que mistura lúpulos cítricos, notas frutadas (uva-passa, ameixa, damasco e frutas cristalizadas), especiarias (canela e cravo) e um final maltado com grande presença de chocolate.

Sabor inicial de malte escuro torrado, caramelo e chocolate. Segue com notas de especiarias e frutas, principalmente tabaco, uva passa e frutas cristalizadas (panetone). Tênues notas lupuladas florais e pouco amargor finalizam.

O corpo é surpreendentemente medio a baixo e o drinkability é alto, mesmo com todas as especiarias ela não chega a ser enjoativa. A carbonatação é leve e aveludada e o mouthfeel relativamente seco devido a adstringência dos maltes escuros.

No geral é uma cerveja muito peculiar e divertida, com corpo leve e sabores intensos e complexos. Sem dúvida um excelente acompanhamento para pratos natalinos com especiarias.

Teor Alcoolico: 5.5%





Notas: 


Aparência: 9/10
Aroma: 8/10
Sabor: 7/10
Sensação: 8/10
Conjunto: 7/10


Total: 7.8

Nenhum comentário:

Postar um comentário