domingo, 17 de outubro de 2010

Meridian Pint



Outro dia fui com uns amigos conhecer um novo bar de cervejas aqui em Washington, o Meridian Pint.

http://www.meridianpint.com/site/



A proposta do bar e' dar enfase as microcervejarias locais americanas, sempre com barris frescos e bem manejados.
Outra preocupacao e' com o aspecto de sustentabilidade. Aqui vao algumas medidas empregadas pelo bar:
-toda a casa feita com material reciclado,
-toda a energia eletrica vem de origem eolica,
-os residuos sao tratados por uma companhia de compactacao de lixo,
-cerca de 95% dos funcionarios residem nas redondezas da casa e podem ir trabalhar a pe ou de bike, sem necessidade do uso de carros.
-enfase nas cervejarias americanas para diminuir o impacto do transporte transatlantico de cerveja.
-sessoes de doacao de garrafas de 750 ml para que os cervejeiros caseiros da regiao as reutilizem.



Outra coisa muito legal e' que existem tres mesas com torneiras de chope embutidas. Nao sao como aquelas ridiculas torres de cerveja que a gente ve em alguns butecos brasileiros mas sim autenticas chopeiras com duas torneiras estilo belga em cada uma das tres mesas. As torneiras tem um mostrador digital com o preco pre'-determinado (dependendo do tipo da cerveja) que funciona mais ou menos como uma bomba de gasolina.



Para sentar nessas mesas voce tem que fazer a reserva de antemao e infelizmente nao pode escolher as cervejas que estao na linha (a nao ser que pague uma alta taxa de "troca") entao tem que dar sorte de pegar cervejas boas (o que nao e' muito dificil por aqui). Fui na semana passada e as cervejas on tap eram a Ommegang Hennepin e a Sierra Nevada Tumbler. Nada mal...


Ommegang Hennepin


A Hennepin e' uma Belgian Saison feita pela Ommegang que e' a cervejaria mais belga dos EUA (ela pertenca a Duvel Moortgat) . E' considerada por muitos uma das melhores Saisons feitas nos EUA.

Coloracao amarelo/dourada, levemente turva com espuma branca de boa persistencia. Foi muito legal colocar essa ja classica e famosa cerveja no meu proprio copo.
Aroma dominado pelo malte e fermento. Senti uma forte presenca de cravo e malte/pao. As notas apimentadas e frutadas estao la mas poderiam ser mais intensas.
O gosto novamente estava totalmente dominado por malte e cravo/banana. Achei muito estranho porque ate' parecia que eu estava tomando uma Hefeweizen. Chamei a garconete pra reclamar e ela me trouxe um copo degustacao direto do barril que ficava na camara fria e agora sim nesse outro copo o gosto e aroma eram completamente diferentes. Notas de fruta e apimentadas estavam bem mais aparentes o que me levou a pensar que essa cerveja deve ter ficado algum tempo naquela linha e perdeu um pouco do seu frescor e as nuancias do fermento.
Enfim, o corpo e' mediano e o final bem apimentado/spicy com carbonatacao alta, tornando-a facil de tomar.
Ja tinha tomado a Hennepin algumas vezes antes e sei que e' uma cerveja sensacional mas dessa vez ela perdeu muito da sua qualidade com o lance da torneira na mesa. Vou ter que comprar uma garrafa qualquer dia para reavalia-la. Por enquanto minha nota vai ficar mais baixa.
Teor Alcoolico: 7.7%
Preco: US$ 7.00 o pint, nobar.

Notas:

Aparencia: 8/10
Aroma: 7/10
Sabor: 6.5/10
Sensacao: 7/10
Conjunto: 7/10

Total: 7.1


Sierra Nevada Tumbler Autumn Brown Ale




Essa e' a mais nova cerveja sazonal da Sierra Nevada e a primeira a ser feita no outono. O nome vem do verbo "to tumble" (cair) que e' o que as folhas fazem no outono.
E' uma Brown Ale feita com maltes recem-torrados, uma pitada de malte defumado e lupulos Challenger e Yakima.
Coloracao marrom escura avermelhada com boa espuma bege que some apos certo tempo mas volta com aquele circulacao do copo e persiste bem ate' o final.
Aroma dominado pelo malte torrado, nozes, candy sugar e caramelo.
Sabor tambem maltado com caramelo e notas de chocolate. Nota-se  ainda pairando em segundo plano o malte defumado (discreto mas presente) e por fim os lupulos terrosos muito de leve.
Corpo mediano tendendo pro light com carbonatacao media/baixa. Como toda boa Brown Ale ela nao e' muito grudenta ou doce de mais. Nada de muito especial o mouthfeel mas nao deixa de ser redondinha e de ter um alto drinkability, como era de se esperar da Sierra Nevada.
Teor Alcoolico: 5.5%
IBUs: 37
Preco: US$ 5.00 o pint







Notas:

Aparencia: 8/10
Aroma: 8/10
Sabor: 7.5/10
Sensacao: 7.5/10
Conjunto: 7.5/10

Total: 7.7


Nenhum comentário:

Postar um comentário