quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Love Beer. Love Life. Harpoon.


Tive a oportunidade de visitar a Harpoon Brewery, em Boston Ma, no sabado dia 19 de setembro.
A cervejaria fica na regiao portuaria de Boston, perto do aeroporto, com varios armazens de pesca com cheiro de peixe no ar! Logo de cara ja da pra descobrir o porque do nome (Harpoon = Arpao).



As tours acontecem todo sabado das 11:30 am ate' as 5:00 pm a cada meia hora e aos domingos da 1:00 pm as 3:00 pm a cada hora. Durante a semana nao ha turnes mas voce pode ir la para degustacoes, que acontecem segunda a sexta a tarde.
O preco da tour e' 5 dolares e voce ganha um copo de degustacao.


Como todo tour de cervejaria eles comecam falando sobre os ingredientes e o processo de fabricacao de cerveja. O legal dessa e' que eles tem a "politica do copo cheio" entao voce vai curtindo uma cerveja durante toda a explicacao.



Apos essa parte inicial voce desce para os fermentadores e experimenta um pouco de IPA "verde" nao filtrada direta do tanque (que depois pode ser comparada com a versao finalizada no tasting room). Na sequencia eles falam um pouco da historia da cervejaria e mostram as maquinas de embarrilamento e engarrafadora.



Harpoon IPA verde, direto do fermentador

Harpoon IPA, versao final






Alguns fatos interessantes:

- A Harpoon foi fundada em 1986 por Dan Kenary e Rich Doyle, que se conheceram na faculdade, uma tal de Harvard University.
- Apos viajarem pela europa depois de formados, eles se apaixonaram pela grande variedade de estilos e sabores de cerveja e, usando de seus altos conhecimentos de administracao e economia adquiridos em Harvard, resolveram comecar a cervejaria em Boston.
- Como a Samuel Adams faz quase toda a sua cerveja em outras cidades (principalmente Cincinnati Ohio) a Harpoon foi a primeira Micro-Cervejaria registrada em Massachusetts.
- A Harpoon tem duas fabricas: essa de Boston e outra em Windsor, Vermont.
- Para saber se a sua garrafa foi feita em Boston ou Vermont basta ver as letras no escrito "Best By date" no rotulo (se os dois Bs forem maiusculos ela e' de Boston, se apenas um for maiusculo ela e' de Vermont).
- A linha UFO (UnFiltered Offerings) tambem pertence a Harpoon e e' uma subdivisao de cervejas nao filtradas (sejam elas de trigo ou nao, como e' o caso da UFO pale ale).
- A linha Leviathan e' uma subdivisao que inclui apenas cervejas fortes (as "big beers") com teor alcoolico maior que 9.0%.
- Para o controle de qualidade a Harpoon re-compra e descarta todas as cervejas vencidas que nao foram vendidas em bares e restaurantes.
- Nenhuma cerveja da Harpoon e' pasteurizada.



Todas as 100 Barrel series! (as garrafas estavam vazias)

Apos a tour de cerca de 40 minutos, voce acaba no tasting room e pode beber qualquer cerveja on tap por cerca de 30 minutos (ate' o proximo grupo chegar). A variedade e' impressionante (foram 11 cervejas e uma cidra, vide a foto e as minhas impressoes abaixo). Vale dizer tambem que ha varios produtos a venda como camisetas, bones, copos, abridores, growlers, alem e' claro das proprias cervejas em garrafa.




As cervejas provadas on tap foram, nessa ordem:



100 Barrel Series # 32, Pott's Landbier


Essa e' uma Vienna Lager feita em colaboracao com o mestre-cervejeiro alemao da Pott's Brauerei. O fermento lager usado vem dessa cervejaria da cidade Alema de Oelde e vem sendo usado ha 240 anos.
Coloracao marrom clara e avermelhada, cristalina, com espuma bege que some apos algum tempo e moderada retencao nos lados do copo.
O aroma relativamente fraco e' de malte tostado, caramelo e um pouco de cafe. Minimas notas herbais de lupulo.
Sabor inicial de malte tostado, caramelo, nozes com final lupulado discretamente amargo e herbal.  Essa cerveja e' bem agradavel e redonda na boca, com o malte bem perceptivel para uma lager.
Corpo light e carbonatacao mediana. Drinkability alto.
Uma bela Vienna Lager.
Teor Alcoolico: 4.8%

Notas:


Aparencia: 6.5/10
Aroma: 7/10
Sabor: 7/10
Sensacao: 7.5/10
Conjunto: 7/10


Total: 7.0


Harpoon IPA (vide minhas impressoes sobre essa cerveja no post anterior "American IPAs parte 2" - http://cervejasamericanas.blogspot.com/2010/09/american-ipas-parte-2.html).


100 Barrel Series # 33 - Glacier Harvest '10 Wet Hop Ale

A ultima cerveja (ate' entao) da serie "100 Barrels" e' essa Wet Hop Ale, uma Pale feita com lupulos glacier frescos direto da colheita.
Coloracao marrom-avermelhada (cobre) e cristalina com colarinho branco que desce rapidamente.
Aroma de malte, pao e toffee (dos graos de malte) seguido de damasco e grama seca (dos lupulos).
O gosto comeca bem pesado para o malte com pao, biscoito e toffee. Eu estava esperando uma cerveja extremamente citrica devido aos lupulos frescos mas essa aqui deixou a desejar e tem um perfil mais de English Pale Ale com lupulos de gosto terroso e de grama fresca, com final amargo e discretamente persistente.
O corpo e' mediano a light e a carbonatacao mediana a baixa. Drinkability bom.
Essa Pale Ale nao e' ruim mas minha expectativa era totalmente outra. Somente quando eu me acostumei com a ideia de que ela foi feita para ser uma English Pale Ale e' que eu comecei a gostar mais e mais a cada gole.
Teor Alcoolico: 6.7%

Notas:

Aparencia: 6.5/10
Aroma: 7/10
Sabor: 6.5/10
Sensacao: 7.5/10
Conjunto: 7/10

Total: 6.9



Belgian Pale Ale


Um dos rotulo mais bonitos que eu ja vi. Simples e chamativo.
Essa cerveja comecou a ser produzida esse ano e agora vai ser vendida o ano inteiro. E' uma Pale Ale feita com maltes Pale, Munich e Caramelo, lupulos Amarillo e fermento belga.
Coloracao marrom clara e avermelhada, translucida. Espuma branca que some rapido demais para um estilo belga.
Aroma bem agadavel e frutado/floral. Tambem percebe-se um pouco do lupulo e um apimentado do fermento belga.
Sabor principal de temperos/spicy (provavelmente do fermento) com notas de malte caramelo e citricidade dos lupulos misturadas ali. O final e' relativamente amargo com um aftertaste adocicado persistente e grudento.
Corpo mediano e bem redonda. A carbonatacao e' perfeita e a cerveja e' bem cremosa.
Gostei da escolha dos ingredientes nessa cerveja que provavelmente foi a terceira melhor que eu tomei (empate tecnico com a Munich Dark, vide abaixo) na minha visita a cervejaria.
Teor Alcoolico: 5.8%


Notas:

Aparencia: 6/10
Aroma: 7.5/10
Sabor: 8/10
Sensacao: 8/10
Conjunto: 7/10

Total: 7.3


UFO Hefeweizen


A segunda cerveja-modelo da Harpoon depois da IPA, a UFO Hefeweizen e' uma cerveja de trigo feita desde 1988.
Coloracao amarelo-brilhante, turva com espuma branca cremosa com otima persistencia.
Aroma de malte trigo, fermento e limao/laranja.
Sabor bem tipico de uma hefe comecando com malte trigo, banana com final citrico de limao e laranja e um toque de cravo. Achei ela meio aguada.
O corpo e' light e a carbonatacao e' alta. Drinkability OK.
Como toda Hefeweizen e' uma otima cerveja para se tomar no calor e um otimo estilo para "iniciar" as cervejas artesanais para os bebedores de Brahma. Essa qui nao traz nada de novo, e' so' mais uma entre as milhares de Hefes por ai.
Teor Alcoolico: 4.8% com 19 IBUs.


Notas:

Aparencia: 7/10
Aroma: 6/10
Sabor: 6.5/10
Sensacao: 7/10
Conjunto: 6.5/10

Total: 6.6


UFO Pale Ale


Essa e' uma Pale Ale nao filtrada, o que e' bastante incomum nesse estilo.
A coloracao e' marrom avermelhada (amber) e totalmente turva. Colarinho cremoso e persistente.
Aroma principal de malte e pao com notas de frutas vermelhas e citricas nao muito fortes.
Sabor bem normal, nada que destoe do resto mas nao deixa de ser agradavel. Uma mistura de grao e pao com esteres frutados do femento, finalizando com lupulos pouco fortes, com carater discretamente citrico e floral. Aftertaste um pouco metalico.
O corpo e a carbonatacao sao moderados. Drinkability nao tao alto quanto as outras UFOs.
E' bem o que eu esperava, uma Pale Ale nao filtrada que ficou com mais caracteristicas de fermento do que de lupulo. Cerveja normalzinha, nada ruim mas com certeza nao tomaria de novo (a nao ser de graca) com toda essas outras opcoes aqui nos EUA.
Teor Alcoolico: 5.3%


Notas:

Aparencia: 7/10
Aroma: 5.5/10
Sabor: 5.5/10
Sensacao: 6/10
Conjunto: 6/10

Total: 6.0



UFO White

A Witbier da Harpoon, tem coloracao amarelo escura / alaranjada, totalmente turva, com espuma branca de 2 dedos que some rapidamente, quase sem nenhuma persistencia.
Aroma principal de laranja, porem nao muito forte. Nao consigo perceber muito mais no cheiro, talvez um pouco de tempero mas nada que destaque.
Sabor tambem bem doce e frutado principalmente com tons citricos como laranja e limao. Da pra perceber um pouquinho so' do malte e mais nada. E' quase uma fruit beer. Queria mais coentro e especiarias.
Corpo light, carbonatacao media a alta e o final seco.
Wit bem normal e mais focada nas frutas citricas do que nas especiarias. Fica abaixo da Hoergaarden e muito abaixo da Allagash White, a melhor cerveja deste estilo.
Teor Alcoolico: 4.8%


Notas:

Aparencia: 5.5/10
Aroma: 5.5/10
Sabor: 5.5/10
Sensacao: 6/10
Conjunto: 6/10

Total: 5.7



UFO Raspberry Hefeweizen

Essa cerveja e' basicamente a UFO Hefeweizen misturada com framboesas frescas no fermentador.
Ja fui provando ela com o pe' atras achando que ia ser bem doce e enjoativa e, pasme, me surpreendi e muito. Essa e' a melhor cerveja da Harpoon na minha opiniao.
Coloracao laranja-rosada (cor bem estranha), totalmente turva com espuma branca cremosa de boa persistencia.
O aroma e' bem forte de framboesas frescas, azedo/citrico, com um pouco de malte trigo/pao/biscoito ao fundo. Delicioso e convidativo.
Sabor e' uma explosao citrica e azeda de framboesa, com notas de limao e um pouquinho daquele tempero apimentado do final das Hefeweizens. Malte e lupulos praticamente inexistentes aqui, o que esta' de acordo com o estilo.
A melhor parte da cerveja e' seu corpo e carbonatacao que sao perfeitas, deixando o final seco e ultra-refrescante (o famoso gosto de "quero-mais"). A framboesa e' o astro principal sem ser enjoativa.
Repito que essa e' a melhor cerveja que eu tomei la na Harpoon, infinitamente melhor que a UFO Hefeweizen normal que nao passa de uma American Wheat Ale comum. Nao e' todo mundo que gosta de cervejas com frutas mas essa sem duvida merece ser provada, principalmente quando estiver calor.
Teor Alcoolico: 4.8%


Notas:

Aparencia: 7/10
Aroma: 9/10
Sabor: 8.5/10
Sensacao: 9/10
Conjunto: 8/10

Total: 8.3



Harpoon Octoberfest


Essa e' uma Marzen (Octoberfest) sazonal que pode ser encontrada anualmente entre agosto e outubro.
Coloracao marrom-clara, mel, com leves tons avermelhados. Cristalina e transparente. Colarinho bege claro / branco de moderada persistencia. Provavelmente a melhor parte dessa cerveja.
Aroma de malte tostado,  nozes, caramelo, biscoito. Nada muito intenso.
Sabor principal de malte caramelo e nozes com um final bem discreto de lupulo apimentado e talvez um hint de canela.
Corpo media a light, com carbonatacao moderada. Essa cerveja nao me impressionou em nada e eu achei ela um pouco aguada e sem muita personalidade. Bem bebivel mas tem coisa melhor no mesmo estilo.
Teor Alcoolico: 5.5%


Notas:

Aparencia: 8/10
Aroma: 5.5/10
Sabor: 5/10
Sensacao: 6/10
Conjunto: 5.5/10

Total: 6.0



Munich Dark

Outra cerveja da Harpoon com o rotulo muito bonito, simples e eficaz.
Essa e' uma Dunkel com coloracao marrom bem escura com alguns tons vinhosos quando olhada contra a luz. Colarinho marrom claro de 1 dedo que some rapidamente deixando uma fina camada na superficie e lados do copo.
Aroma basico de malte torrado com um pouco de frutas escuras, toffee e chocolate. Mas assim como a maioria das outras cervejas da Harpoon,  eu esperava o aroma um pouco mais intenso.
Sabor segue bem o aroma com malte torrado, biscoito, nozes, toffee e frutas escuras. Ela tem um amargor persistente que eu acredito que seja tanto do proprio malte como dos lupulos alemaes.
Corpo light, carbonatacao media a alta (talvez um pouco alta demais) e mouthfeel cheio, parece que da pra mastigar! O drinkability e' bem alto como a maioria das cervejas deste estilo. Aftertaste maltado.
No geral e' uma bela cerveja e fica no nivel das alemas que originaram o estilo.
Teor Alcoolico: 5.5%


Notas:

Aparencia: 7/10
Aroma: 6.5/10
Sabor: 8/10
Sensacao: 8/10
Conjunto: 7/10

Total: 7.3




Leviathan Imperial IPA


A serie Leviathan engloba todas as cervejas "grandes" da Harpoon, tendo elas obrigatoriamente 9.0% ou mais de alcool. Sao 7 rotulos de diferentes estilos: Saison, Bohemian Pilsener, Wheat-Wine, Quadrupel, Baltic Porter, Imperial Red Ale e essa Imperial IPA.
Deixei ela por ultimo na minha degustacao pelo alto teor alcoolico e IBUs e quando fui finalmente pedi-la, tinha acabado o barril. Estava quase na hora de ir embora mas eu insisti e esperei eles colocarem um novo. Os lupulos usados nessa aqui sao as variedades americanas Chinook, Centennial, Simcoe e Amarillo, todos eles tendendo para sabores citricos/piney.
Coloracao amarelo escura / alaranjada, densa e translucida com espuma branca que desce relativamente rapido mas deixa marcas no copo.
Aroma intenso bem citrico, grapefruit, piney e frutas tropicais (manga, abacaxi, etc). Alcool bem presente no aroma.
Sabor segue bem o aroma comecando com notas citrica seguidas de amargor pronunciado. Mas os maltes doces e caramelados aparecem la no meio com aquela ja classica caracteristica meio grudenta e resinosa das IIPAs. Final amargo seguido de aftertaste semelhante.
Corpo pesado e mouthfeel bem cheio. A carbonatacao e' moderada a alta e o alcool e' perceptivel, esquentando a garganta a cada gole.
No geral com certeza nao e' a melhor IIPA que eu ja provei mas tem o seu lugar na minha geladeira. Essa foi a segunda melhor da degustacao, mas eu sou meio suspeito porque adoro esse estilo.
Teor Alcoolico: 10.0%
IBUs: 120.

Notas:

Aparencia: 7.5/10
Aroma: 8/10
Sabor: 8/10
Sensacao: 8/10
Conjunto: 8/10

Total: 7.9





Nenhum comentário:

Postar um comentário