quarta-feira, 11 de julho de 2012

Founders Dirty Bastard



Ando sempre falando e martelando aqui no blog que a cervejaria Founders do estado de Michigan é, na minha opinião, a melhor cervejaria do mundo.  Dêem uma olhada no video:

                           
                       Founders Brewing: The Story from Founders Brewing Co. on Vimeo.


A Dirty Bastard é um dos pioneiros e mais populares rótulos da "linha de frente" da cervejaria, uma Strong Scotch Ale / Wee Heavy disponível durante o ano inteiro. Com um nome que se traduz como "bastardo sujo" a Founders ficou proibida de comercializar a cerveja (assim como a sua versão maturada em barris chamada Backwoods Bastard) no estado do Alabama. Após uma batalha judicial a proibição foi retirada ha alguns meses.




Feita com 7 tipos de malte, com um teor alcoolico de 8.5% e 50 IBUs de amargor, é um típico exemplo da releitura norte-americana de um dos clássicos estilos europeus, a Scotch Ale.




Coloração marrom escura / mogno com tons avermelhados e certa translucidez (lembra Iced Tea), forma espuma marrom-clara com boa persistência.

O aroma é de caramelo, nozes, castanhas, toffee, bem como notas leves de frutas vermelhas e fumaça, tudo permeado por notas voláteis de alcool.

O sabor tem novamente forte presença de caramelo, toffee, frutas escuras e pitadas de defumado, dando lugar a notas amargas e terrosas no final do gole. Há também uma certa acidez dos maltes torrados.

Corpo medio a alto bem como a carbonatação. Tem mouthfeel melado e grudento com toques de adstringencia no final do gole. O balanço entre malte e amargor é bom, talvez pendendo um pouco demais para o lado amargo para o meu gosto. Alcool um pouco aparente demais também.

No geral uma bela cerveja (aparência e aroma impecáveis) mas talvez uma das minhas "menos favoritas" no excelente rol de ofertas da Founders. Acho que deveria ser um pouco mais doce e menos alcoolica.

Teor Alcoolico: 8.5%
IBU: 50
Preço: US$ 9.99 o six pack




Notas:

Aparência: 9/10
Aroma: 9/10
Sabor: 7/10
Sensação: 6/10
Conjunto: 7/10

Total: 7.6

terça-feira, 3 de julho de 2012

Nectar Ales - Black Xantus





A Nectar Ales é uma pequena cervejaria artesanal originalmente localizada no norte da California. Foi fundada em 1987 e portanto é considerada uma das pioneiras do movimento micro-cervejeiro norte americano. Sua Amber Ale chamada Red Nectar, juntamente com a Sierra Nevada Pale Ale e Anchor steam beer, foi uma das primeiras cervejas a despontar no mercado californiano ainda no final da decada de 80 para competir com as industrial lagers.

A cervejaria original não existe mais. Em 2003 a marca Nectar Ales, seus direitos comerciais e receitas  foram compradas pela Firestone Walker Brewing Company - também da California - que as produz em sua própria cervejaria e as vende pelo seu sistema de distribuição. Hoje a Firestone tem muito mais nome que a Nectar mas achei muito legal eles continuarem a produzir as cervejas pioneiras como uma espécie de homenagem a marca.


Essa garrafa de Black Xantus foi um presente dado ao meu irmão pelo Matt Brynildson, mestre-cervejeiro da Firestone Walker e portanto da Nectar Ales também. Ela é uma Imperial Stout sazonal envelhecida em barris de carvalho americano com infusão de grãos de café orgânico locais. Apenas 400 caixas são produzidas por ano. Chega aos mercados em setembro.


Coloração bem negra e densa, com aspecto viscoso, pouca carbonatação. Tons avermelhados quando olhada contra a luz. Forma espuma marrom clara bastante cremosa e de bolhas finas, que persistiu por cerca de um minuto para então dar lugar a uma fina camada de superfície. Ótima retenção.

Aroma potente de malte escuro, melaço, tabaco/charuto, e uma potente pegada de baunilha e carvalho. Nota-se algum alcool volátil no final.

Sabor segue mais ou menos o aroma com notas iniciais de malte escuro torrado, chocolate meio-amargo, tabaco, baunilha, madeira e bourbon. Tem final longo e persistente com notas de café e alcool leve, produzindo sensação de calor não agressivo ao engolir.

Corpo mediano a alto, definitivamente menor do que a maioria das imperial stouts americanas. A carbonatação é moderada a baixa e bem cremosa e aveludada, perfeita. Alcool pouco aparente sem prejudicar o todo. Drinkability mediano e acima da media para o estilo.

Excelente cerveja que por ficar na "sombra" das Firestone Walker não recebe todo o crédito que deveria. Complexa e com ótimas notas de madeira, baunilha e bourbon.


Notas: 


Aparência: 8/10
Aroma: 9/10
Sabor: 8/10
Sensação: 9/10
Conjunto: 9/10


Total: 8.6