quarta-feira, 11 de julho de 2012

Founders Dirty Bastard



Ando sempre falando e martelando aqui no blog que a cervejaria Founders do estado de Michigan é, na minha opinião, a melhor cervejaria do mundo.  Dêem uma olhada no video:

                           
                       Founders Brewing: The Story from Founders Brewing Co. on Vimeo.


A Dirty Bastard é um dos pioneiros e mais populares rótulos da "linha de frente" da cervejaria, uma Strong Scotch Ale / Wee Heavy disponível durante o ano inteiro. Com um nome que se traduz como "bastardo sujo" a Founders ficou proibida de comercializar a cerveja (assim como a sua versão maturada em barris chamada Backwoods Bastard) no estado do Alabama. Após uma batalha judicial a proibição foi retirada ha alguns meses.




Feita com 7 tipos de malte, com um teor alcoolico de 8.5% e 50 IBUs de amargor, é um típico exemplo da releitura norte-americana de um dos clássicos estilos europeus, a Scotch Ale.




Coloração marrom escura / mogno com tons avermelhados e certa translucidez (lembra Iced Tea), forma espuma marrom-clara com boa persistência.

O aroma é de caramelo, nozes, castanhas, toffee, bem como notas leves de frutas vermelhas e fumaça, tudo permeado por notas voláteis de alcool.

O sabor tem novamente forte presença de caramelo, toffee, frutas escuras e pitadas de defumado, dando lugar a notas amargas e terrosas no final do gole. Há também uma certa acidez dos maltes torrados.

Corpo medio a alto bem como a carbonatação. Tem mouthfeel melado e grudento com toques de adstringencia no final do gole. O balanço entre malte e amargor é bom, talvez pendendo um pouco demais para o lado amargo para o meu gosto. Alcool um pouco aparente demais também.

No geral uma bela cerveja (aparência e aroma impecáveis) mas talvez uma das minhas "menos favoritas" no excelente rol de ofertas da Founders. Acho que deveria ser um pouco mais doce e menos alcoolica.

Teor Alcoolico: 8.5%
IBU: 50
Preço: US$ 9.99 o six pack




Notas:

Aparência: 9/10
Aroma: 9/10
Sabor: 7/10
Sensação: 6/10
Conjunto: 7/10

Total: 7.6

Nenhum comentário:

Postar um comentário