terça-feira, 12 de abril de 2011

Dogfish Head ApriHop

A ApriHop e' uma fruit beer para os HopHeads! E' a sazonal de primavera da Dogfish Head e, como o nome diz, e' feita com a adicao de damascos na receita de IPA (apricots = damasco). Pelo que eu li essa cerveja vem sendo feita desde 1997 mas nos ultimos anos acabou ficando muito doce e frutada para o gosto da galera. Entao os cervejeiros da DFH resolveram cortar um pouco do damasco e do malte e exagerar um pouco mais no lupulo em 2010.  


Engarrafada em fevereiro de 2011, fresquinha.


Aparencia cristalina com coloracao laranja escura e cobre. Muito mais escura do que as IPAs comuns. Forma colarinho de 1 dedo que persiste bem durante o consumo. Retencao nas laterais e' um pouco acima da media.

Aroma e' bem fresco e suculento, com notas citricas e doces de lupulo e um pouco de damasco. Nada de malte. Coforme vai esquentando fica um pouco mais pungente.

Sabor comeca bem citrico e com muita presenca de lupulos doces/frutados, ate' um pouco mais doces do que as outras IPAs da DFH.  Finaliza com suaves notas de damasco e um amargor meio estranho, mistura de lupulo com fruta.

O final e' extremamente seco e o sabor meio que acaba do nada, deixando a minha boca apenas com o amargor e um pouquinho de damasco. Estranho. Corpo mediano e carbonatacao bem alta.

Uma bela variacao da ja batida american IPA. E' facil de perceber o damasco na cerveja apesar dela ser definitivamente uma IPA e nao uma fruit beer. O maior problema na minha opiniao e' que ela finaliza muito seca e a maioria do sabor vem so' no comeco do gole, deixando o final totalmente "vazio". Ainda assim nao deixa de ser uma boa cerveja, mas eu provavelmente ficaria com uma IPA de qualidade no lugar dessa.

Teor Alcoolico: 7.0%
IBU: 50
Preco: US$ 2.00 a garrafa de 355 ml na loja.


Notas:


Aparencia: 8/10
Aroma: 8/10
Sabor: 7/10
Sensacao: 6/10
Conjunto: 7/10


Total: 7.2

2 comentários:

  1. Paulo, como vc viu a decisão da DogFishHead de suspender a venda da sua produção em alguns estados americanos? Abraço

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente. Cerveja boa e' cerveja fresca. Ninguem nem cogita pasteurizar cerveja nos EUA (alias nao sei porque as micros do Brasil fazem essa heresia). Apesar de "grande" no mundo artesanal a DFH ainda e' minuscula e nao consegue distribuir cerveja com qualidade justificavel em tantos estados. Melhor mesmo e' cuidar do seu mercado regional.

    ResponderExcluir