terça-feira, 1 de maio de 2012

The Lost Abbey Judgment Day



Mais uma do portfolio disponível o ano inteiro pela Lost Abbey, a Judgment day é a cerveja mais escura e uma das mais alcoólicas da cervejaria. Disponível on tap e em garrafas arrolhadas de 375ml ou 750 ml, é uma Belgian Quadrupel com 10.5% de álcool, e OG de 1092.

Usa seis tipos de malte (2-row pale de base, trigo, English Crystal medio e escuro, Special B e Chocolate) lúpulos Challenger e EK Golding, e dextrose e uvas-passa como adjuntos. Tudo fermentado por uma cepa de levedura Ale belga de alta performance (a house yeast da Lost Abbey). Essa cerveja também serve como base para a famosa Cuvee de Tomme, uma sour ale envelhecida com cerejas em barris de bourbon.

Evolui bem na garrafa e pode (e deve) ser guardada por muitos anos. Daí vem o nome Judgment Day ou o "dia do julgamento final": Como nunca saberemos quando os 4 cavaleiros do apocalipse virão e o mundo como conhecemos  vai acabar  (juntamente com suas cervejas), vale a pena estocar grandes quantidades dessa Quadrupel que não vai estragar por um bom tempo. Pelo menos haverá cerveja para beber.



Segue um video com as Tasting Notes da Judgment Day, feito por ninguém menos que o pai da cria, Tomme Arthur:




Na taça, verteu liquido de coloração marrom-avermelhada com tons de rubi e aspecto translúcido. Formou abundante espuma marrom-clara que não persistiu por muito tempo. A Retenção também ficou um pouco abaixo da media.

Aroma de malte escuro, candy sugar, caramelo e frutas escuras: Ameixa, uva vermelha, uva-passa, figo e tâmaras. Percebi também um pouco de álcool volátil em segundo plano.

Na boca, começou com notas acentuadas de malte escuro, caramelo e melaço; seguida de frutas escuras dominadas pela uva-passa, mas também com figo e ameixa. Finalizou com leve amargor se contra balanceando com a enxurrada de malte.

O mouthfeel era bem grudento e mastigável com corpo altíssimo e pesado e carbonatação baixa. A adstringência dos taninos das uvas-passa apareceu um pouco no aftertaste, junto com uma agradável sensação de calor na garganta.

Bela cerveja da Lost Abbey, muito bem feita e com ótimo drinkability para o tanto de álcool. Ainda fica abaixo de suas similares belgas (Westy, Struisse, Rochefort e St Bernardus) mas dentro das americanas é um dos melhores exemplares.

Teor Alcoólico: 10.5%
Preço: 15 dólares a garrafa, no bar.


Notas:


Aparência: 7/10
Aroma: 8/10
Sabor: 8/10
Sensação: 8/10
Conjunto: 7/10


Total: 7.6



Nenhum comentário:

Postar um comentário