Após muito ensaiar, no começo de 2011 eu tive a oportunidade de finalmente visitar a cervejaria artesanal mais famosa dos EUA, A Dogfish Head Craft Brewed Ales (http://www.dogfish.com/) que fica na cidade de Milton, estado de Delaware.
Na verdade a cervejaria surgiu como o primeiro brewpub do estado, chamado de Dogfish Head Brewings & Eats e localizado na cidade praiana de Rehoboth Beach. O ano era 1995 e a ideia era a de trazer cervejas originais, comidas originais e música original para a cidade. Naquele ano a DFH era a menor cervejaria comercial dos EUA.
O lado bom de ter começado tão pequena foi a enorme liberdade de criação de receitas inusitadas, que é o que até hoje define a Dogfish Head. Ja tomei a maioria de suas cervejas de linha, bem como as sazonais e posso dizer que apesar de boas, não são as melhores do mundo, mas sem sombra de dúvida são as mais criativas. Com esse "twist" na concepção capitalista (vendendo o inusitado ao invés de o melhor) aliado a uma incrível campanha de marketing e comunicação visual, o fundador e mestre-cervejeiro Sam Calagione construiu uma verdadeira mina de ouro, tornando sua cervejaria em uma das "maiores menores" dos EUA.
Em 2002 foi construida uma grande e moderna fabrica na cidade de Milton (uns 20 minutos de carro de Rehoboth) que na época fez com que a produção aumentasse 30 vezes. Ela não parou de crescer até hoje.
A recente série de TV Brewmasters, do Discovery Channel (que pode ser vista no Brasil no canal Discovery Travel and Living) catapultou ainda mais a popularidade da marca e de seu carismatico CEO e porta voz. Sam Calagione é um cara comum, apaixonado pelo que faz e pela sua família e até então não deixou o sucesso subir a cabeça e prejudicar o produto final. Tive a oportunidade de trocar uma idéia rapida com ele em um evento em Washington e ao falar que era do Brasil ele se animou e disse: Brazil?! I love your sandals man! (em uma referência as Havaianas).
Eu e o Sam em Washington DC
A visita:
Naquele dia de janeiro estava muito frio e com muito vento. Saí de Washington DC de carro em direção leste, cruzando a enorme Chesapeake Bay Bridge que faz a divisa entre Maryland e Delaware. Após a ponte são umas boas 2 horas de carro em estradas planas no meio do nada. Falando em nada, Milton é uma cidade minúscula e a cervejaria fica a poucos quarteirões da rua principal.
Cheguei na cervejaria la pelo meio dia. As tours tem que ser reservadas de antemão pelo site da Dogfish mas ja estavam esgotadas assim mesmo. Resolvi ir de qualquer jeito e tentar entrar na lista de espera. Ao sair do carro ja avistei a famosa Steampunk Treehouse - casa de árvore metálica que tinha sido trazida do festival Burning Man em junho de 2010, história retratada em um dos episódios de Brewmasters. Do lado da casinha a também famosa pista de Bocce, onde há varios torneios entre funcionarios e outros cervejeiros.
Steampunk Treehouse
Fermentadores
Hall de entrada
Saindo do vento e dentro da área comum, pude ver a força do marketing da DFH com muitos produtos que iam de roupas, passando por posteres e livros e indo até frisbees, coleiras de cachorro e até sabonete (?!). Junto da loja, um taproom com 4 cervejas que poderiam ser degustadas 1 vez durante o tour, e outras muitas garrafas a venda. Segue as fotos:
Dogfish Merch
Caixas de cerveja a venda
Sabonetes Dogfish Head a esquerda
O caixa
Dogfish Art
Mais produtos
Outra coisa legal nesse ambiente era um grande quadro de cortiça com muitos desenhos, recados e mensagens deixados por quem passou por ali:
Baixe a foto e de um zoom para se divertir
Não era só eu que tinha tido a ideia de entrar na lista de espera para o tour. Uma verdadeira multidão de turistas e amantes de cerveja, a grande maioria da propria região, fizeram com que a fila de espera fosse imensa, o que me fez realmente pensar que não conseguiria entrar.
Mas para minha grande alegria logo chegou o funcionario que iria dar o tour e anunciou que apesar do tanto de gente, eles iriam abrir uma exceção e todo mundo que ali estava iria poder entrar. Logo peguei meus óculos protetores e segui o guia la pra dentro. Abaixo um video que eu fiz nesse trajeto do tasting room até a cozinha de brassagem e sala de fermentação. Da pra ter uma ideia boa de como é la dentro:
O Tour em si foi o típico historia da cervejaria, curiosidades, etc, etc. O legal foi ter visto o "Sir Hops Alot" original ali do nosso lado (no final do video e na foto abaixo) - essa foi a engenhoca inventada por Sam para infundir continuamente por um tempo pré-determinado o lúpulo em suas IPAs, daí os nomes 60, 90 e 120 minute. Destaque também para os sensacionais tanques feitos com a madeira Palo Santo, usados na maturação de algumas das cervejas como a própria Palo Santo Marron.
O sistema "quase-homebrew" original da Dogfish Head, quando era a menor cervejaria comercial dos EUA
Insumos
Nosso "guia" com o sistema de moagem ao fundo
Cozinha de brassagem
Os tanques de madeira Palo Santo
Eu, com olhos devidamente protegidos, na frente do tanque de madeira
Fermentadores
"Escultura" que deve ter vindo com a Steampunk Treehouse
Depois da visita la dentro, voltamos para o tasting room munidos de 4 fichas em forma de dogfish para provarmos as cervejas do dia.
Ficha de cerveja
Muitas opções. Notem os preços bem mais justos que os do Brasil
A ordem de degustação foi:
- Namaste, uma witbier com capim-limão - http://cervejasamericanas.blogspot.com/2010/07/lupulin-reunuless-brickskeller.html
- Raison D'etre - http://cervejasamericanas.blogspot.com/2010/02/dogfish-head-raison-detre.html
- Indian Brown Ale - http://cervejasamericanas.blogspot.com/2011/02/dogfish-head-indian-brown-ale.html
- Palo Santo Marron - http://cervejasamericanas.blogspot.com/2011/01/mais-dogfish-head.html
Depois da degustação era hora de comprar alguns presentes, pegar o carro e seguir para Rehoboth Beach para passar a tarde no Brewpub, onde tudo começou. O resto dessa historia, inclusive com a avaliação de algumas das cervejas mais raras da DFH ficam para o proximo post. Aguardem.
O Sam Calagione é uma celebridade...rsrsrs
ResponderExcluirTenho assistido ao 'Brew Masters' do Discovery e é bem legal! DodFishHead e suas cervejas conceituais.
Abraço.
Oi Paulo, belo post. Sou do Homini lúpulo, gostaria de colocar esta matéria lá, na sessão viagens. Posso? Coloco todos os devidos créditos e link para o seu blog.
ResponderExcluirSou fã da Dogfish Head.
E também achei interessante outros posts. Caso tope, entre em contato comigo: bernardo@hominilupulo.com.br
abs,
Bernardo
Manda ver Bernardo...o blog está aí justamente pra inspirar as pessoas a visitar esses lugares.
ResponderExcluirabs
Legal!! Sempre que tiver um conteúdo interessante e quiser colocar lá no HL, entra em contato comigo que entra lá.
ResponderExcluirabs
Muito bacana Paulo! Essa é obrigatória para amantes de cerveja não-ortodoxas como eu.
ResponderExcluirgrande abraço
Panela de Malte
Muito legal mesmo Paulo post!Para os amantes de cerveja Artesanal a Dogfish é a cereja do bolo! sou fã do programa assisto no TLC ja olhei alguns site de cerveja no Brasil mais nao vendem,sou louco para degustar a cerveja de abobora (Punkin Ale) abraços e parabéns novamente
ResponderExcluirSensacional, parabéns !! Existe como compra-la no Brasil ? Obrigado.
ResponderExcluirAmei
ResponderExcluirAmei
ResponderExcluir