terça-feira, 18 de outubro de 2011

He'Brew Jewbelation Fourteen



A Schmaltz Brewing Company / Hebrew (http://www.shmaltzbrewing.com/HEBREW/index.html) é uma cervejaria inusitada nos EUA. Nasceu em 1996 na região de San Francisco - California.
Foi ideia de Jeremy Cowan, um judeu que quis usar a cerveja pra divulgar a sua religião. A coisa começou bem devagar e ele quase foi a falencia inúmeras vezes no "início" da carreira. A perseverança foi maior e com o tempo o que parecia piada foi dando certo: antes o objetivo era somente cativar as pessoas de fé judia que queriam uma bebida Kosher (com selo de aprovação de um Rabino e portanto próprias para o consumo), mas logo o crescimento foi acelerado e a cerveja se expandiu para os consumidores de todas as fés.

Nesse meio tempo, Cowan e a Schmaltz fundaram a ainda mais bizarra Coney Island Craft Lagers (http://www.shmaltzbrewing.com/CONEY/index.html), cervejaria baseada na lendária praia dos suburbios de Nova York. Praia esta que possui, entre outras coisas, uma das montanhas russas de madeira mais célebres e antigas da história (a Cyclone - http://en.wikipedia.org/wiki/Coney_Island_Cyclone) , a principal competição de comedores de cachorros-quente do mundo, na lanchonete Nathan's (http://nathansfamous.com/PageFetch/) e provavelmente o mais famoso Freak Show do mundo (http://www.coneyisland.com/sideshow.shtml). Esse Freak Show inclusive serve de inspiração para os nomes e os rótulos das cervejas - como por exemplo a "Sword Swallower" e a "Human Blockhead". Mas o fato mais interessante de todos é que a cervejaria contratou Nic Sin, um dos anões do Freak-Show, para ser o mestre-cervejeiro em uma leva de cerveja, tornando-o o único mestre-cervejeiro anão do mundo.


Apesar de todas as cervejas inusitadas acima mencionadas, não existe nenhuma mais "extreme" do que as da série Jewbelation. São cervejas comemorativas de aniversario que vem sendo produzidas desde o oitavo ano, ou seja 2004.
O interessante é que para cada ano comemorado a cerveja é feita com aquele  numero de tipos de malte,  de tipos de lúpulo e de teor alcoólico - fazendo com que a versão de 2010 tivesse incríveis 14 tipos de malte, 14 tipos de lúpulo e 14% de alcool!

Clique para ampliar

E como se não bastasse, a cervejaria ainda lançou um "Holiday Pack" com todas as versões (de 8 a 14) acompanhada da Jewbelation Vertical que nada mais é do que um blend dessas 7 cervejas posteriormente envelhecida em barris de madeira que continham whisky de centeio.

He'Brew Jewbelation Fourteen 



Coloração bem escura e opaca porem não totalmente negra. Ainda da pra perceber algumas notas marro-escuras e avermelhadas na periferia do liquido quando eu ponho meu copo contra a luz. O colarinho é abundante e cremoso , de coloração marrom-clara e persiste bem com ótima retenção durante todo o consumo.

Aroma é bem forte com notas de malte escuro, chocolate, melaço, frutas escuras e alcool.

Sabor é absurdamente doce, com muito malte escuro, melaço, caramelo, frutas escuras (como figos e ameixas) e um tanto bom de alcool perceptivel. Finaliza bem com notas de chocolate meio-amargo e café, asim como algumas notas amargas de lupulo.

Corpo é bem pesado, aliás, um dos mais pesados que eu me lembro de ter tomado. Mouthfeel bem "mastigável" , viscoso e cheio. A carbonatação é media a alta e funciona bem. Já o drinkability é baixo visto que o alto corpo e o alcool são um tanto quanto agressivos no pálato.

No geral uma cerveja "grande" e pesada. Mas acho que vale a pena provar pelo menos uma vez. Com certeza tem uma ótima complexidade no gosto e no aroma, mas o alcool excessivo acaba prejudicando-a como um todo. Preço excelente.

Teor Alcoolico: 14%
Preco: US$ 6.99 a garrafa de 600 ml, na loja.


Notas:


Aparencia: 8/10
Aroma: 8/10
Sabor: 8/10
Sensacao: 6/10
Conjunto: 8/10


Total: 7.6


A Jewbelation 15 sai ainda no final de 2011! Alguém se habilita?

Nenhum comentário:

Postar um comentário