A cervejaria Epic (http://www.epicbrewing.com/home?layout=item) fica na conservadora cidade de Salt Lake City, Utah (a maior parte do estado segue a religião Mormon) e produz estilos inventivos e revolucionarios que fariam inveja a qualquer cervejaria brasileira.
Após a queda em 2008 da lei estadual que não permitia a produção e comercialização de cervejas com alto teor alcoolico, os sócios David Cole e Peter Erickson se uniram ao mestre-cervejeiro Kevin Crompton e fundaram a compania que hoje é uma das mais premiadas micro-cervejarias daquela região.
Em seu portfolio, a Epic conta com 6 cervejas mais basicas, pertencentes a "classic series" - Amber Ale, Pale Ale, IPA, Trigo, Porter e uma Lager; e 4 cervejas maiores, pertencentes a "elevated series"- Stout, Strong Golden Ale, Imperial IPA e uma Pale Ale mais pesada.
As 10 cervejas "de linha" - foto: utahstories.com
Além dessas, possui a "exponential series" que conta com cervejas sazonais e mais inventivas, feitas portanto em quantidade menor.
É justamente dessa série de cervejas "inventivas" que vem a Brainless on Peaches que é uma versão de sua Strong Golden Ale (chamada de Brainless) com adição de puré organico de pêssego e envelhecida em barris de madeira previamente usados na maturação de vinho chardonnay francês. Essa cerveja foi recentemente premiada com a medalha de prata na categoria Fruit Beer no ultimo Great American Beer Festival (GABF) que ocorreu em setembro de 2011. Além dessa versão com pêssego, também é produzida a versão com cerejas (Brainless on Cherries).
Esta garrafa veio da leva de numero 5, produzida em 6 de junho de 2011 e engarrafada em 15 de setembro de 2011 (provavelmente da mesma leva ganhadora da medalha de prata).
Coloração amarelo forte e totalmente turva. Forma abundante espuma esbranquiçada que persiste na superfície por bastante tempo, deixando marcas de retenção nas laterais da taça.
Aroma potente e dominado por frutas, principalmente pêssego, manga, damasco e uva vermelha. Um pouco de pão/biscoito dos maltes pode ser sentido ao fundo. Não detecto nada de lúpulo no aroma.
Sabor inicial de malte (de novo pão e cereais) que é logo sobrepujado por notas frutadas tanto provenientes dos esteres da fermentação (limão, frutas vermelhas) quanto da própria adição de frutas - no caso o pêssego. Ha também algumas notas meio funky que não chegam a ser azedas. Finaliza condimentada com um leve amargor. Apesar de ser relativamente seca, ainda nota-se dulçor residual ao final do gole e no aftertaste.
Seu corpo é moderado a pesado e a alta carbonatação aliada ao dulçor ajudam a mascarar um pouco o alcool e favorecem o seu drinkability.
Ótima cerveja da Epic. A inserção da fruta combinou bem com as notas de fermento e não ficou artificial.
Teor Alcoolico: 10.5%
Preço: US$ 10.00
Notas:
Aparência: 9/10
Aroma: 9/10
Sabor: 8/10
Sensação: 8/10
Conjunto: 8/10
Total: 8.4
Nenhum comentário:
Postar um comentário