domingo, 29 de maio de 2011

Dogfish Head - Chicory Stout

Para finalizar o ciclo de sazonais da Dogfish Head, ficou faltando aqui no blog um post sobre a Chicory Stout, que so' fica disponivel no inverno, nos meses de dezembro e janeiro. As outra sazonais que ja passaram por aqui sao a Festina Peche (verao), ApriHop (primavera) e Punkin (outono).

A Chicory stout, como o nome sugere, e' uma cerveja escura com a adicao de chicoria torrada, cafe e raiz de alcacuz. Leva os lupulos Fuggles e Cascade e os maltes pale, torrado e aveia.

Segue o ja tradicional video auto-explicativo do Sam Calagione:



Tomei ela quando visitava Chicago no excelente bar Bad Apple, uma casa de Hamburgueres gourmet, que fazia o proprio Ketchup (!) e tinha uma lista de cervejas respeitavel. Se tiver um tempo, de uma olhada no site do bar/restaurante (http://www.badapplebar.com/beer-menu/), altamente recomendavel pra quem visitar Chicago, principalmente porque ele fica na frente da sensacional cervejaria Half Acre, que vai ganhar um post por aqui logo logo. Aqui vao minhas impressoes sobre a Chicory:


Coloracao marrom bem escura e opaca, quase negra. O colarinho e' beige e desaparece rapidamente ficando so com uma pelicula de espuma na superficie.

O aroma e' de malte escuro torrado, cafe' e bastante chocolate meio amargo. Apesar de agradavel ele e' muito pouco intenso para uma stout.

Sabor ja e' bem mais intenso e logo abre com malte torrado, cafe e chocolate, com amargor moderado. Tambem noto algumas notas defumadas. Finaliza mais pro lado amargo e ate' um pouco azedo e adstringente, relativamente seco para o estilo. Acho que fica dificil detectar a chicoria, mesmo porque ela foi torrada e esse sabor acaba que se mesclando com o proprio malte torrado.

O corpo pende pro lado mais light, nao chega a ser aguada como uma Guinness mas e' sem duvida menos pesada que a maioria das stouts. A carbonatacao e' media a alta.

No geral uma cerveja que apesar de saborosa, e' pouco complexa. Mas cumpre o seu papel com um alto drinkability.

Teor Alcoolico: 5.2%
IBUs: 21


Notas: 


Aparencia: 7/10
Aroma: 7/10
Sabor: 8/10
Sensacao: 9/10
Conjunto: 7.5/10


Total: 7.7

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Full Sail LTD number 04



A Full Sail e' uma cervejaria de Mt Hood, Oregon (http://www.fullsailbrewing.com/). Foi fundada em 1987 no predio onde funcionava uma fabrica de frutas enlatadas. Como todas as outras, comecou pequena e local mas com o tempo foi ganhando seu espaco na regiao e no estado, inclusive ganhando a medalha de ouro no GABF em 1989, com a Full Sail Amber. Porem, o mais legal e' que em 1991 a Full Sail dividiu/vendeu a cervejaria entre os seus 47 funcionarios. Isso mesmo, hoje ela pertence a 47 pessoas e e' a primeira cervejaria "employee-owned" de que eu ja tinha ouvido falar.


A LTD e' uma linha limitada (dai o LTD) e sazonal. Sao apenas lagers (cada numero e' uma receita diferente, feita em pequenas quantidades) brassadas com decoction mashing. A linha LTD ja ganhou 10 medalhas de ouro no World Beer Championships.

Essa 04 acabou de sair do forno e fica disponivel de dezembro ate' marco. Feita apenas com um tipo de malte (o Pale) e um tipo de lupulo (o Willamette) e' uma verdadeira cerveja single-malt!


Coloracao amarelo brilhante e cristalina com espuma branca cremosa de boa persistencia e moderada a alta retencao. Boa carbonatacao vindo do fundo do copo.

Aroma e' lupulo floral, limao, grama e bastante malte doce/ grao.

Sabor e' bem limpo e uma boa combinacao entre dulcor de grao/pao/malte e notas florais e gramadas do lupulo. Um delicioso e discreto amargor contrabalanceia bem o malte.

Corpo medio a baixo, com alta carbonatacao. O mouthfeel e' bem cheio e saboroso para uma lager, da pra perceber facilmente que a fizeram com cuidado.  Drinkability medio a alto. Dificil de acreditar que essa cerveja tenha 7% de alcool.

Bela pale lager, muito bem balanceada. Nao consigo decidir se ela e' mais maltada ou mais lupulada, e isso eu considero como sendo um grande atributo em uma cerveja relativamente simples (no bom sentido, pois ela tem 4 ingredientes) como essa.

Teor Alcoolico: 7.0%
IBU: 45



Notas:


Aparencia: 9/10
Aroma: 7/10
Sabor: 7/10
Sensacao: 7/10
Conjunto: 8/10


Total: 7.6

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Great Lakes - Edmund Fitzgerald Porter

De Cleveland, Ohio (cidade que foi minha casa por um ano durante um intercambio em 1995/1996), a Great Lakes Brewing Co. e' sem duvida uma das micros "peso-pesado" do meio oeste americano. Algumas de suas cervejas ja passaram por aqui e todas as que eu tomei sao muito bem feitas.



Talvez a mais famosa e mais bem avaliada cerveja da Great Lakes seja justamente a Edmund Fitzgerald Porter. O nome, como todos os da cervejaria, vem de passagens da historia dos EUA e a maioria tem a ver com o estado e regiao de Ohio. No caso, Edmund Fitzgerald era o nome de um gigantesco navio cargueiro que transportava minerios nos grandes lagos. Foi protagonista de um dos maiores naufragios da historia no dia 10 de novembro de 1975, quando desapareceu com toda a sua tripulacao durante uma tempestade nas aguas geladas do Lake Superior, ja no Canada.



A cerveja com altissimas notas no RateBeer e Beeradvocate

Muito premiada mundo afora tambem


Essa porter e' feita com os maltes Harrington 2-row, crystal 77, malte chocolate e cevada torrada. E' lupulada com Northern Brewer, Fuggles e Cascade.

Coloracao negra e opaca com algumas notas avermelhadas contra a luz. Colarinho normal, marrom claro, de um dedo de espessura, com media persistencia e sem muita retencao no copo. Aparencia bem tipica de uma porter, nada muito impressionante......ja o aroma.....

Malte escuro com notas defumadas leves, cafe' fresco em segundo plano, bem como nozes, chocolate meio amargo e cacau. Basicamente tudo o que eu espero em uma porter.

O sabor comeca maltado logo de cara com uma otima transicao entre as notas torradas mais amargas e as notas adocicadas do chocolate que aparecem mais pro meio do gole. O sabor de graos e nozes fica em segundo plano deixando-a bem cremosa e persistindo ate' o final.  Final este que e' seco e suavemente torrado, com notas de cafe' agora aparecendo de maneira agradavel.

Como eu ja disse a transicao e o equilibrio entre o torrado e o doce e' perfeito. O mouthfeel e' seco e o corpo mediano, com carbonatacao media.

Devo dizer que, como muitos, eu adoro essa cerveja. Ela e' equilibradissima, facil de tomar, saborosa e leve ao mesmo tempo. A grande vantagem das porters em relacao as Stouts e' justamente esse balanco entre sabor e drinkability. A Guinness por exemplo tem pouco sabor e muito drinkability, uma Stout mais alcoolica tem muito sabor e pouco drinkability. Essa cerveja acha essa linha tenue com perfeicao. Quando nos EUA, procure a cerveja do navio que afundou.

Teor Alcoolico: 5.8%
IBU:37

Notas:


Aparencia: 7/10
Aroma: 8/10
Sabor: 10/10
Sensacao: 9/10
Conjunto: 9/10


Total: 8.6

domingo, 8 de maio de 2011

Harpoon Leviathan Quad

Como eu tinha dito naquele post (http://cervejasamericanas.blogspot.com/2010/10/love-beer-love-life-harpoon.html) da minha visita a Cervejaria Harpoon em Boston, a Leviathan e' uma serie especial de cervejas "grandes", com alto teor alcoolico.
Naquela ocasiao eu tomei a Imperial IPA, muito boa por sinal, e agora vou avaliar a Quad, que como o nome diz e' do estilo Belgian Quadrupel, o mesmo das sensacionais Rochefort 10, Westie 12 e St Bernardus 12.


Coloracao marrom escura e avermelhada, mogno, e bem transparente. Forma colarinho escasso que desce rapidamente deixando apenas um anel de espuma marrom-clara na superficie. Praticamente nenhuma retencao nas laterais durante o consumo.

Aroma potente de malte, uva-passa, figo, ameixa, banana, cravo e acetona. Muito bom.

Sabor de maltes escuros, liquor, melaco, frutas escuras, e muitos fenols e esteres do fermento, principalmente cravo e banana. Finaliza um pouco amarga e bem alcoolica.

Corpo pesadissimo com alta e pinicante carbonatacao. Mouthfeel adstringente que poderia ser bem mais suave. Aftertaste alcoolico.

No geral uma Quadrupel bem normalzinha, nao se compara com as belgas listadas la em cima. O aroma e' bom, o sabor mais ou menos e o mouthfeel e drinkability sao pobres.

Teor Alcoolico: 11.75%
Preco: US$ 3.00 a garrafa de 355 ml na loja.


Notas:


Aparencia: 8/10
Aroma: 9/10
Sabor: 6/10
Sensacao: 5/10
Conjunto: 6/10


Total: 6.8

quinta-feira, 5 de maio de 2011

#cervejadeverdade




Há mais de 8 mil anos a humanidade bebe cerveja. É a bebida mais
consumida do mundo. Isto todos nós sabemos. Mas o que muitos
desconhecem é a riqueza que essa bebida nos proporciona. São diversas
cores, sabores, aromas e histórias por trás de cada gole (e' so' ver os posts 

antigos aqui do blog)


Existe hoje no Brasil um renascimento das cervejas de alta qualidade e
 queremos que todos saibam que elas existem. Nós, os blogueiros sobre 
a cultura cervejeira e sua gama de sabores e variedades queremos trazer
 as boas novas, informar e apresentar este vasto universo. Para isso, criamos o
Blogueiros Brasileiros de Cerveja, o BBC. 



Cerveja e' para ser bebida e apreciada....portanto Beba Menos e Beba Melhor.



Voce leitor do Cervejas Americanas, propague o Hashtag #cervejadeverdade no Twitter e Facebook e ajude-nos a beervangelizar o Brasil.

domingo, 1 de maio de 2011

Great Divide - Old Ruffian Barleywine

A Great Divide Brewing, de Denver no Colorado, e' a American Barley Wine do portfolio da cervejaria  que tambem e' responsavel por outras famosas e excelentes cervejas como a Yeti Imperial Stout (e suas variacoes), Hercules DIPA e Titan IPA. Vencedora do ouro no GABF de 2006, a cerveja tem notas altissimas no Ratebeer e Beeradvocate, comprovando sua aceitacao entre criticos e beergeeks de todo o mundo.



Coloracao cobre escuro, translucida, com notas avermelhadas brilhantes quando olhada contra a luz. O colarinho abundante tem 2 dedos, marrom-claro, com boa persistencia e excelente retencao nas laterais do copo.

O aroma e' um delicioso blend de malte caramelo queimado, toffee e lupulos citricos, florais e pinhais. So' poderia ser um pouquinho mais intenso.

Sabor comeca maltado com grandes quantidades de caramelo, toffee e tootsie roll (http://en.wikipedia.org/wiki/Tootsie_Roll). Na sequencia aparecem os lupulos com frutas citricas e floral.
o amargor tambem aparece so' que mais pro final do gole.

Mouthfeel impressionante! Essa cerveja e' macia e suave na boca, com carbonatacao mediana. Alcool nao detectavel no palato. O corpo fica no lado mais light do pesado. Sensacao de calor na garganta apos cada gole, tipico do estilo.

No geral, dentre as american barleywines, essa sem duvida e' uma das melhores assim como a Bigfoot da Sierra Nevada, a Behemoth da Three Floyds, a Old Guardian da Stone e a Flying Mouflan da Troegs ( e dizem que a Abacus da Firestone Walker tambem e' muito boa mas eu nunca tomei). Apesar do lupulo ser perceptivel o carro-chefe da cerveja ainda e' o malte, e mesmo assim ela nao e' doce demais, otimo equilibrio. Uma deliciosa cerveja que eu recomendo.


Teor Alcoolico: 10.5%
IBU: 90
Preco: US$ 9.00 a garrafa de 600 ml, na loja.


Notas:


Aparencia: 9/10
Aroma: 8/10
Sabor: 9/10
Sensacao: 9/10
Conjunto: 8.5/10


Total: 8.7